Justiça suspende licitação para revitalização de área do centro de Florianópolis
21/06/2018
Comitiva do COMDES visita secretários de Infraestrutura e Planejamento do governo do Estado
21/06/2018

Governo do Estado fala sobre transporte coletivo e obras de mobilidade em reunião com Conselho Metropolitano da Grande Florianópolis

Algumas das principais obras da Capital foram tema do encontro entre os secretários de Estado do Planejamento (SPG), Francisco Cardoso de Camargo Filho, e da Infraestrutura (SIE), Paulo França, e lideranças do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) nesta terça-feira, 19, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

O secretário de Planejamento destacou a importância das obras de mobilidade urbana na região e da criação da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano. Sobre o sistema de ônibus, Camargo Filho explica que a rede depende da aprovação de projeto de lei estadual que transfere as competências e atribuições do transporte público coletivo intermunicipal de caráter urbano do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) para a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). A partir disso, seria possível firmar convênio de cooperação e contratos com as prefeituras para integrar as linhas municipais com as intermunicipais. O texto do projeto de lei precisou ser alterado a pedido dos prefeitos após ser enviado para aprovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no ano passado.

“Estamos trabalhando com vigor e empenho neste projeto. Os prefeitos da região já mostraram que estão de acordo com a proposta da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano, que vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas”, informou. O documento ainda passa por ajuste técnico e aguarda parecer legal na Suderf. Em seguida, será encaminhado à Casa Civil, que fará a avaliação geral da documentação e adequação do texto nos moldes adequados para então ser enviado novamente à Alesc.

Segundo o coordenador-geral do Comdes e vice-presidente da CDL, Ernesto Caponi, a integração do transporte coletivo vai impactar positivamente na economia de todas as cidades contempladas.

Obras da Grande Florianópolis

Entre as obras de mobilidade urbana em execução na Capital e com abrangência regional, ainda estão a revitalização das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, a restauração da Ponte Hercílio Luz e o acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz e ao Sul da Ilha de Santa Catarina.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, explicou que o processo licitatório do acesso ao aeroporto recebeu oito propostas, e que, no momento são analisados recursos administrativos. Ele também afirmou que o grupo de trabalho atua paralelamente com a questão das desapropriações necessárias para o andamento das obras.

A reunião do Comdes, que representa cerca de 40 entidades, também contou com a presença do vice-presidente da ACIF, Jaime Ziliotto, gerente de Articulação e Negócios da CDL, Helio Leite, presidente da associação FloripAmanhã, Zena Becker, e diretor de Atividades Técnicas e Culturais da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), Roberto de Oliveira. Do Governo do Estado, também participaram o presidente do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Fúlvio Brasil Rosar Neto, diretor técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), Celio Sztoltz, e o consultor técnico da SPG, João Vicente Scarpin.

(SPG, 20/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *