Floripa Sustentável rejeita a infiltração de invasores profissionais em ocupações e defende respeito às leis
28/06/2018
Pesquisa científica e tecnológica aliada no combate ao crime organizado é tema de seminário na UFSC
29/06/2018

O segundo semestre de 2018 promete um novo agito gastronômico em Florianópolis.

A Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia começou a organizar um Festival Gastronômico, ainda sem data definida, mas já com apoio de CDL, SEBRAE e chefs que compõem a Confraria, conforme apresentado em reunião dos confrades realizada na segunda-feira (25/06), na Kibelândia.

A coordenadora regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, apresentou ideias para a realização do Festival na parte leste do Centro Histórico de Florianópolis. “O grande objetivo é promover uma descoberta/redescoberta do local, levando um grande número de pessoas ao Centro Histórico e tendo a oportunidade de se apresentar a gastronomia local”.

A ideia inicial é que o Festival seja promovido em um sábado, juntamente com o evento “Viva a Cidade”, que já acontece mensalmente na cidade.

A proprietária da Kibelândia, Cristina Soares, defende a iniciativa de promover a revitalização do local. “Estamos coração da cidade e somos símbolo dela. Por isso, toda essa região leste precisa ter mais visibilidade”.

A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires comenta que, o que falta é “a presença das pessoas da sociedade civil para que sejam empoderadas e não fiquem somente à espera da ação do poder público”.

Encontro de Cidades Criativas na Polônia

Além do anúncio do Festival da Gastronomia, a reunião da Confraria do mês de junho teve outros atrativos. O encontro começou com uma degustação de vinhos de altitude da Serra Catarinense, apresentada pela sommelier e consultora de vinhos, Márcia Amaral.

A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, relataram como foi a reunião anual da Rede Mundial de Cidades da UNESCO, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, em Cracóvia e Katawicena (Polônia).

Os representantes de Florianópolis na reunião anual falaram para os presentes sobre as diretrizes estratégicas que foram apresentadas na Polônia, tais como: a necessidade do envolvimento das cidades participantes na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO; a implementação dos chamados alimentos com saúde (exemplos: palestras de chefs e nutricionistas nas escolas, universidades e empresas, assessoria de chefs e nutricionistas na merenda escolar, concursos) e a redução do desperdício e da geração de resíduos (exemplos: destinação das sobras nos restaurantes e escolas, educação para menos desperdício, destinação dos resíduos para compostagem, programas de reÓleo, menos embalagens, menos plásticos, reciclagem de resíduos).

Próxima reunião

Está prevista para o dia 30 de julho a próxima reunião da Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. O encontro será realizado no restaurante Rita Maria Lagosteria, do chef coordenador da Confraria, Narbal Corrêa.

Na ocasião haverá a palestra do consultor de vinhos, Carlos Cabral.

Objetivos gerais da Confraria:

  • Ser um espaço permanente para compartilhar experiências, conhecimentos, boas práticas e técnicas; e de debate sobre ações e legislações que impactam na gastronomia local;
  • Reverberar ações do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia;
  • Construir redes de parcerias público privado, fortalecendo assim a cadeia produtiva da gastronomia;
  • Ajudar a preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, celebrações, costumes e outras tradições da culinária local e tradicional;
  • Colaborar no fomento da gastronomia tradicional e contemporânea, para a estruturação de produtos e roteiros turísticos;
  • Apoiar ações que dêem visibilidade nacional e internacional para a gastronomia e cultura local, incrementando assim o turismo qualificado e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade;
  • Estimular uma maior conscientização da população para a qualidade dos serviços;
  • Propor políticas públicas que apoiem e incentivem o fortalecimento da gastronomia como bem imaterial.
    Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

Desde o dia 2 de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que compõe a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Esta rede reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

A Associação FloripAmanhã é a coordenadora do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, que conta também com com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Fotos da Reunião da Confraria de 25/06

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *