Auditoria da Secretaria da Fazenda questiona licitações do Deinfra
04/06/2018
Por um saneamento integrado
04/06/2018

Baixada do Maciambu renasce com retirada de árvores exóticas

Um projeto de recuperação ambiental já retirou mais de 30 mil árvores exóticas da Baixada do Maciambu, em Palhoça. O trabalho começou há 12 meses e pretende remover espécies que não são nativas, como o pinus. Por não serem originárias da mata atlântica, elas impedem o desenvolvimento do ecossistema e atrapalham o ciclo de vida dos animais. A iniciativa é da Arteris Litoral Sul, como compensação das obras de implantação do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

A área recuperada pelo projeto Viva Restinga faz parte do Parque Estadual da Serra do Taboleiro, a maior unidade de preservação em território catarinense. Implantado em abril de 2017, o projeto já retirou 32.404 árvores. Ao todo, 15 profissionais trabalham diretamente na recuperação.

Segundo o biólogo Felipe Vale, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), a fase de controle de regeneração é uma das etapas mais complicadas. “Para fazer o trabalho de supressão das exóticas usamos técnicas como o corte na base, o anelamento de algumas árvores selecionadas para formação de poleiros secos (que funcionam como abrigo de animais) e o arranquio manual de árvores ou arbustos de pequeno porte, todas as técnicas junto com um detalhado monitoramento para evitar possível rebrota”, detalhou.

Daniela Bussmann, coordenadora de Meio Ambiente das obras do Contorno, diz que o Viva Restinga é um dos mais importantes projetos entre todas as ações que englobam os 13 programas ambientais executados no âmbito das obras da nova rodovia. “Nossa expectativa para 2018 é iniciar em breve o plantio e que essas mudas se desenvolvam para recompor o local, tão necessário para o equilíbrio do Meio Ambiente da região”, destacou Daniela. O trabalho deve durar seis anos, sendo três para garantir que as mudas platadas conseguiam chegar a fase adulta.

(Confira Matéria completa em ND, 03/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *