TRF 4 marca julgamento de mérito sobre obra pública na Barra da Lagoa, em Florianópolis
19/06/2018
MPSC: criação dos grupos em defesa das pessoas de rua e imóveis abandonados e invadidos
19/06/2018

Área nobre da cidade, aterro da Baía Sul está abandonado em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/06/2018)

Muito distante do projeto de Burle Marx, o aterro da baía Sul merece voltar a ter destaque central no debate sobre os espaços urbanos de Florianópolis. Sem identidade, está abandonado, sem manutenção, com sujeira e ainda servindo de estacionamento de ônibus e moradia para moradores de rua.

– Hoje não há um projeto formatado para a área e nem verba para isso, mas o diretor de região metropolitana do Ipuf, Michel Mittmann, afirma que o município quer discutir com a cidade o destino dos dois grandes aterros e que serão necessários planos específicos para garantir “uma lógica urbanística”.

– Algumas ações, segundo Mittmann, estimulam o debate sobre o aterro da baía Sul. Ele cita o projeto Ponte Viva, que “estabelece uma relação de ligação entre as orlas Norte e Sul” a partir da revitalização da Hercílio Luz, a revitalização do Largo da Alfândega e a recuperação do setor Leste do Centro Histórico.

– “Temos que ter um pensamento estratégico, senão sempre (os aterros) serão as sobras de sistema viário e depósito de veículos”, afirma Mittmann. O urbanismo, segundo ele, deve responder à seguinte pergunta: “Como este lugar pode ser um lugar para as pessoas?’

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *