PMF valoriza resíduos orgânicos com apoio federal
04/06/2018
Sugestões para a cidade
04/06/2018

2º Congresso Catarinense de Saneamento debate soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades em SC

Florianópolis vai sediar a segunda edição do Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan) nos dias 6, 7 e 8 de junho. Evento, considerado um dos mais importantes da área no país, traz temas importantes ligados à água e esgoto como a questão dos efluentes tratados e controle da poluição, do controle e redução de perdas de água e do lixo zero.

O Concasan será realizado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, e terá representantes de várias nacionalidades. Entre eles está Sofia Cordeiro, do gabinete municipal de Meio Ambiente de Lisboa que faz a palestra magna sobre os princípios para as “Water Wise Cities, Cidades Conscientes na Gestão da Água”. Responsável pela implementação de um programa international, Sofia vai compartilhar as ações que a capital de Portugal está desenvolvendo para tornar a gestão da água sustentável.

A programação conta ainda com especialistas da Dinamarca, Estados Unidos e Inglaterra, além de pesquisadores considerados referência no Brasil (veja abaixo). Paralelo ao Concasan será realizado o 9º Encontro Técnico da Casan e a 2ª Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis.

Confira a programação
Dia 6 de junho – quarta-feira

9h às 14h: Credenciamento
14h às 15h: Solenidade de abertura
15h às 15h30: Abertura da feira
15:00 às 15:30: Abertura da Feira
15h30 às 17h: Palestra magna – Water Wise Cities: princípios para as cidades na gestão da água, o caso de Lisboa. Sofia Cordeiro, do Gabinete de Meio Ambiente da cidade de Lisboa
18h às 21h: Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis
Dia 7 de junho – quinta-feira

8h30 às 10h30: Sessões técnicas
10h30 às 12h: Plenária sobre Gestão e Recarga de Aquíferos, com Gustavo Athayde (UFPR), Nilson Guiguer (UFSC) e Sandy Scott-Roberts (OCWD – California, EUA)
14h às 16h30: Sessões técnicas
16h30 às 18h: Painel ABES – Controle e redução de perda da água, com Adalberto Cavalcanti Coelho (COMPESA-PE – Brasil), Mário Baggio (Water Database – Brasil)

Dia 8 de junho – sexta-feira

8h30 às 10h30: Sessões técnicas
10h30 às 12h: Plenária sobre Novas abordagens sobre tratamento de esgoto, com Marcos Von Sperling (UFMG) e Carlos Arias (Aahrus University, Dinamarca)
14h às 16h30: Sessões técnicas
16h30 às 18h: Construindo uma cidade Lixo Zero, com Richard Anthony (EUA), fundador da Zero Waste International Alliance, e Mal Willians (Reino Unido), diretor executivo do The Zero Waste International Trust
Serviço
2º Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan
Data: 6, 7 e 8 de junho
Local: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis
Informações e programação no site da Casan

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *