Autuação de bares retoma debate sobre ocupação da Hercílio Luz, em Florianópolis
26/06/2018
Festa do Divino mobiliza comunidade do Pântano do Sul
27/06/2018

198 desapropriações atrasam obra de acesso do novo terminal do aeroporto, em Florianópolis

Durante a comemoração do fim da primeira etapa de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta terça-feira (26), o secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, revelou que ainda faltam 198 desapropriações para concluir as obras de acesso. A previsão de assinatura da ordem de serviço do último trecho de 1,2 quilômetro é para o mês de agosto, com prazo de dez meses para a conclusão da obra. O CEO da Floripa Airport, Tobias Market, afirmou que está confiante que o governo do Estado cumprirá o prazo, porque o novo terminal, de 49 mil m², deve ficar pronto em junho de 2019. Por parte da empresa suíça, a novidade é a ampliação da sala de embarque e a construção de uma sala VIP.

Dos oito quilômetros de acesso que precisam ser construídos, a Secretaria de Infraestrutura ainda não entregou nenhum lote. “No trecho entre o trevo da Seta e o bairro Carianos, ajustamos o aditivo da ponte na semana passada e na próxima definiremos o prazo de entrega. Quando este lote estiver pronto será liberado imediatamente, porque faz parte do atual acesso ao aeroporto”, prometeu França.

O secretário explicou que as desapropriações foram divididas em três partes: as que impedem o avanço da obra, as que interferem na faixa de domínio e as de condicionantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). França montou duas equipes para trabalhar nas desapropriações. Uma é responsável pelo cadastramento dos imóveis e outra é formada por advogados.

Enquanto isso, outra frente na secretaria trabalha nos recursos administrativos da licitação do último trecho. “Oito empresas participaram da licitação, mas apenas quatro foram habilitadas. O problema é que duas recorreram administrativamente e, se nada mais der errado, teremos mais 45 dias até a abertura das propostas. Assim, a minha estimativa para assinatura da ordem de serviço é para agosto e o prazo da obra é de dez meses”, disse França. Para o acesso ficar pronto até o fim das obras do novo terminal, em junho de 2019, a construção do último trecho precisa começar até setembro.

(Confira Matéria completa em ND, 27/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *