Na Capital, face mais visível da crise está no comércio central
02/05/2018
Novas câmeras instaladas em semáforos de Florianópolis não são para multar motoristas
02/05/2018

Via Expressa de Florianópolis terá terceira faixa para uso de ônibus e motos

Depois de 36 anos, o trecho da BR-282 que dá acesso à Ilha de Santa Catarina vai passar por obras. A Via Expressa de Florianópolis será ampliada e vai contar com duas terceiras faixas, uma em cada sentido, para o tráfego preferencial de ônibus e motos. Serão investidos R$ 36 milhões para a ampliação das terceiras faixas, que devem demorar 18 meses para serem finalizadas.

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (30), o superintendente do DNIT-SC, Ronaldo Barbosa, o deputado federal Jorginho Mello e o senador Dário Berger anunciaram que o edital de licitação para a obra será publicado na segunda quinzena de maio e as obras devem ser iniciadas após 60 dias.

Atualmente, mais de 100 mil carros utilizam a Via Expressa diariamente. A estimativa é de que este número dobre em 20 anos. Em horários de pico de trânsito, uma viagem para atravessar a rodovia demora em torno de uma hora.

As duas faixas centrais serão para o transporte público e para motos. O edital de licitação para a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano deve ficar pronto em julho e, em função das eleições, o processo licitatório deve ocorrer após o período eleitoral. O projeto prevê a integração do transporte coletivo de oito municípios da Grande Florianópolis.

O deputado federal Jorginho Mello afirmou que o recurso só foi conquistado por união do Fórum Parlamentar Catarinense. “O Governo Federal tentou por duas vezes bloquear o recurso, mas demonstramos a importância dessa obra para a região”, afirmou.

O próprio superintendente do DNIT revelou que, com a maior facilidade dos ônibus em transitar pela rodovia, irá utilizar mais o transporte coletivo. “Hoje eu acordo às 5h30 e venho de carro para fugir de todo trânsito. Com a obra pronta e o fluxo dos ônibus, vou poder acordar uma hora mais tarde”.

(Floripa News, 01/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *