Custo de vida em Florianópolis cai 0,17% em abril, diz Udesc
07/05/2018
Jovens apontam soluções para a educação
07/05/2018

Obras para despoluir avenida Beira-Mar Norte seguem no cronograma, afirma Governo

As obras para despoluir a faixa de 200 metros da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, seguem no prazo previsto, afirmou o Governo de Santa Catarina neste sábado (05). Durante a manhã, o governador Eduardo Pinho Moreira vistoriou os trabalhos. O projeto, de responsabilidade da Casan e com recursos do Governo do Estado, prevê o tratamento da água contaminada da rede de drenagem para, depois, lançar ao mar efluentes livres de coliformes fecais.

“Santa Catarina, mais uma vez, torna-se pioneira e referência nacional. A tecnologia usada aqui na Beira-Mar Norte para balneabilidade já é comum nos Estados Unidos, mas pela primeira vez será aplicada no Brasil. Esse é o nosso trabalho: dar balneabilidade à beira-mar”, comentou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Para o presidente da Casan, Adriano Zanotto, a fiscalização das irregularidades é fundamental para o bom resultado. “Apesar de a região ser contemplada por cobertura de esgoto, ainda é muito alto o número de ligações irregulares e clandestinas que poluem a baía. Vamos fiscalizar rigorosamente, em parceria com a prefeitura municipal, para que com o projeto de despoluição não seja contaminado por essas irregularidades”, comenta.

O projeto de despoluição contempla 15 pequenas estações de bombeamento que serão instaladas nas saídas das drenagens e interligadas por uma rede de 3,5 quilômetros de extensão ao longo da orla, sendo que um quilômetros já está concluído. Essa rede vai conduzir a água contaminada até a Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA), onde será tratada. Após o tratamento, a água mais limpa e clarificada será liberada na Baia Norte.

Iniciada em março deste ano, a obra deve ficar pronta em novembro, mas ainda serão necessários os testes da água, que podem levar mais três meses. A projeção do Governo, Casan e prefeitura é que no verão de 2018/2019 seja possível tomar banho na avenida Beira-Mar Norte.

(ND, 05/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *