Florianópolis possui o menor índice de analfabetismo entre as capitais
21/05/2018
Dia da Liberdade de Impostos terá pizza e gasolina mais baratas em Florianópolis
21/05/2018

“O Contorno da BR-101 só depende da ANTT”, diz superintendente da Arteris em entrevista

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 19/05/2018)

Confira entrevista com André Bianchi, superintendente da Arteris, empresa que tem a concessão do trecho da BR-101 entre Curitiba e Palhoça:

O que está realmente impedindo a conclusão do Contorno da BR-101?

A Arteris está trabalhando em 70% do trecho, com obras em 36 quilômetros. Faltam 15 quilômetros no Sul, onde houve alteração significativa do projeto. Exigiu que a empresa projetasse mais três túneis duplos e que passam por uma região montanhosa. A empresa depende de autorização da ANTT. A previsão é de que a ANTT vai liberar até o final do ano. A partir daí, são três anos de construção para entregar a obra.

Por que tanta demora?

Quero reforçar que a Arteris tem o máximo interesse em terminar a obra o mais rápido possível. Não há o menor interesse no atraso, porque ele gera impacto na nossa tarifa, causa um sobrecusto na obra e impacta na fluidez e no número de acidentes da BR-101. A concessionária já concluiu 9 quilômetros, pavimentados e outros trechos serão entregues em 2019.

Há quanto tempo a ANTT estuda o novo projeto do Sul?

O projeto executivo do trecho sul foi entregue em 2015. E quanto antes a empresa tiver a aprovação muito melhor. O contorno vai melhorar o tráfego, o que é também muito bom para a empresa.

A Arteris e ANTT anunciaram a conclusão em 2020. Por que agora é para 2021 ou 2022?

Basicamente, pela não liberação dos projetos pela ANTT. O tempo de obra não foi alterado. A Arteris já executou 95% da desapropriação total e falta apenas a aprovação dos projetos do trecho sul.

Se a Prefeitura da Palhoça não tivesse autorizado o conjunto habitacional sobre o traçado original, o Contorno já estaria pronto?

Muito provavelmente, sim! Todo o percurso estaria sendo executado. A mudança será significativa. Uma coisa é uma obra no plano (traçado original) e outra é uma obra com túneis e viadutos. Ampliou o tempo de execução e aumentará de conclusão. Sem falar no custo social.

Há alguma outra pendência para conclusão?

Não. O que está pendente é a aprovação dos projetos pela ANTT. A empresa já investiu R$ 915 milhões no contorno e está totalmente comprometida com a obra. Não faltam recursos. Temos 100% de interesse em entregar a obra o mais rápido possível.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *