Nova York e Curitiba – Cidades mais inteligentes do mundo
17/05/2018
Últimas reuniões técnicas preparatórias da II Conferência Municipal de Saneamento Básico
17/05/2018

Equipe de Mobilização e Educomunicação da UFSC realiza primeira oficina participativa de enquadramento

A primeira oficina participativa de enquadramento na Bacia dos Rios Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas acontece na próxima segunda-feira, dia 21, em Biguaçu. O encontro, organizado pela equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será na sede da Secretaria de Saúde, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Interessados e interessadas podem se inscrever aqui. As vagas são limitadas.

A atividade é parte fundamental do Plano de Recursos Hídricos (PRH) das bacias Tijucas, Biguaçu e Contíguas, que vem sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Tijucas-Biguaçu, através da UFSC. Ela visa proporcionar aos diversos atores da bacia (órgãos públicos, lideranças da região, empresários, agricultores, pescadores, organizações não governamentais e população em geral) a oportunidade de trocar conhecimento, dialogar e definir consensualmente o enquadramento dos corpos hídricos da bacia.

O que é Enquadramento?

O chamado “Enquadramento de Corpos Hídricos em Classes por Usos Preponderantes” é um dos instrumentos mais importantes das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Ele prevê a classificação dos rios, riachos, lagoas, oceanos etc, de acordo com os usos aos quais estes serão destinados. Além disso, o enquadramento é fundamental para que seja possível ter um controle efetivo dos recursos hídricos de uma bacia, pois representa o elo entre as gestões da quantidade e da qualidade das águas, ao mesmo tempo em que aproxima a gestão dos recursos hídricos com a do meio ambiente.

Além de Biguaçu, outras duas cidades receberão as oficinas: Angelina, dia 28 de maio, e Tijucas, dia 29 de maio.

Serviço:

O que: Oficina de enquadramento Bacia dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas

Quando: Segunda-feira, dia 21 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Secretaria de Saúde de Biguaçu

Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, 114 – Praia João Rosa

(Ufsc, 16/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *