Exposição em Florianópolis traz obras de dez artistas que marcaram a história catarinense
25/05/2018
Moradores do Santinho demandam criação oficial do Parque Lagoa do Jacaré das Dunas
28/05/2018

Elevada torre da ponte Hercílio Luz para troca da última peça estrutural, em Florianópolis

A torre insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi elevada nesta quinta-feira (24) em três centímetros para a troca das rótulas, que são as peças responsáveis pela movimentação da estrutura provocada pela dilatação. Segundo o fiscal da obra de restauração do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), engenheiro Wenceslau Diotallevy, essa é a última peça estruturante a ser trocada. Depois deste processo, que deve durar de duas a quatro semanas, as barras de olhal continuam a ser colocadas. O secretário de Infraestrutura, Paulo França, informou que o novo prazo de entrega deve ser divulgado após a desapropriação de dois imóveis na cabeceira continental. A obra já teve dois adiamentos, porque estava prevista para outubro e, depois, para dezembro de 2018.

A operação foi realizada meio-dia e durou poucos minutos. De acordo com a empresa portuguesa Teixeira Duarte, a elevação ocorreu no horário do almoço para que os 320 operários não estivessem sobre o vão central. A ponte foi elevada com o auxílio de oito macacos hidráulicos, que foram acionados por uma central eletrônica.

A elevação ocorreu no horário do almoço para que os 320 operários não estivessem sobre o vão central – Daniel Queiroz/ND
Segundo o engenheiro Wenceslau, a estrutura deve ficar apoiada sobre os calços por um mês. “Os macacos suspenderam o equivalente a uma tonelada e não identificamos uma inclinação na torre. A operação foi um sucesso e marca o início da troca da última peça estruturante, porque após a colocação da nova rótula o trabalho será somente de remontar a ponte”, esclareceu.

Das 360 barras de olhal, 88 já foram recolocadas. O engenheiro português Pedro Faro informou que os trabalhos de reforma da estrutura metálica das cabeceiras segue simultaneamente, assim como a pintura e a colocação dos pendurais.

(Veja Matéria completa em ND, 24/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *