Entidades empresariais e poder público discutem o Plano de Desenvolvimento Econômico da cidade
04/05/2018
Obras para despoluir avenida Beira-Mar Norte seguem no cronograma, afirma Governo
07/05/2018

Custo de vida em Florianópolis cai 0,17% em abril, diz Udesc

O custo de vida de Florianópolis caiu 0,17% em abril, segundo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A queda foi maior nos preços dos produtos de alimentação como a carne de frango, que caiu 6,14%, e a carne moída de segunda caiu 5,47%, conforme a instituição.

O cálculo é feito todo mês pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) que analisa a variação nos preços de 319 itens, entre produtos e serviços, consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 20 salários mínimos.

Conforme a instituição, o Índice de Custo de Vida (ICV) não tinha uma queda na média dos preços desde setembro do ano passado, que foi de -0,34%. Já em dezembro, o ICV ficou praticamente estável, em -0,01%. Com base na variação dos últimos 12 meses, a inflação anual da capital catarinense está em 2,13%, mas também em queda. Em março, esse índice era de 2,89%.

Os dados foram coletados entre os dias 1º e 30 de abril de 2018.

Em grupos de itens pesquisados, de acordo com o estudo, apenas os serviços públicos e de utilidade pública tiveram alta em abril, de 0,11%. Os preços de alimentação caíram 0,20% e, dos produtos não alimentares, em 0,28%. Os de outros serviços ficaram estáveis, conforme o estudo.

Alimentos
Além da carne de frango e da carne moída de segunda, o preço pelo arroz parbolizado também registrou queda, sendo de 5,47%, e o churrasco, cujo preço caiu 4,43%. Por outro lado, o leite subiu 4,96% e a costela suína também teve um aumento de 4,93%.

As maiores altas de preços foram registradas entre os alimentos como cebola de cabeça, que subiu 31,16%, pimentão, que aumentou 21,08%, mamão, de 12,16%, morango, que aumentou 10,62% e beterraba 10,62%.

(G1SC, 04/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *