Operação da Prefeitura retoma o espaço público no Centro da Capital
17/05/2018
Agenda de discussões do Plano Diretor será definida na próxima segunda-feira
17/05/2018

Confaz autoriza isenção de ICMS para geração solar e outras fontes em SC

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 16/05/2018)

Numa reunião extraordinária nesta quarta-feira, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou os Estados de Santa Catarina, Paraná e Amazonas a adotarem a isenção de ICMS para micro e minigeração distribuída de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa. A medida é para unidades que geram até 1 MW de potência instalada. Somente esses três Estados ainda não tinham adotado essa isenção e, segundo o secretário da Fazenda de SC, Paulo Eli, a proposta é oferecer o benefício por 48 meses, até que os investidores consigam amortizar o custo das usinas.

Para o governador Eduardo Moreira, a desoneração vai impulsionar um setor estratégico para o crescimento do Estado, que é a geração de energia limpa. Isso vai colaborar para o desenvolvimento econômico.

O governo catarinense vinha tentando negociar no Confaz essa isenção desde o início do ano, mas é preciso consenso total no conselho e o Paraná estava barrando. Agora com uma nova governadora no Estado vizinho, Cida Borghetti, outro titular na Fazenda e pressão parlamentar, o governo paranaense decidiu aderir à proposta de SC.

Conforme Paulo Eli, o governo catarinense também estava recebendo muita pressão para aprovar essa isenção, por isso conversou com a Fazenda do Paraná para viabilizar esse consenso no Confaz.

— Por enquanto, em Santa Catarina o maior número de projetos é para geração solar residencial, mas o comércio e indústrias também estão aderindo a essa fonte de energia limpa – comentou o secretário.

A expectativa é de que até o final do ano a medida estará em vigor, após ser aprovada pela Assembleia e sancionada pelo governador.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *