É preciso repensar eventos culturais na Grande Florianópolis, alerta pesquisador
02/05/2018
Santa Catarina necessita de uma política de turismo
03/05/2018

Coleta de resíduos volumosos será retomada semana que vem

A prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, retoma a coleta de resíduos volumosos na próxima segunda-feira (7), pelos bairros da área continental da Capital. Monte Cristo, Promorar I e II, Chico Mendes, Novo Horizonte e Santa Terezinha serão os primeiros a receber o serviço.

Até 17 de dezembro, serão atendidos 70 bairros e balneários com o recolhimento de volumosos de porta em porta e 10 bairros com pontos de entrega voluntária (PEVs). Em 2017, foram recolhidas 1,5 mil toneladas de entulho, madeira, metal, pneus, podas, eletrodomésticos.

O serviço é oferecido pela Comcap, nos dias agendados, para que o usuário encaminhe de forma adequada resíduos volumosos que não podem ser dispostos nas coletas convencional e seletiva.

– No dia da coleta, colocar resíduos em local acessível até às 7h.

– Volume de um metro cúbico por domicílio.

– Não colocar resíduos domiciliares (rejeito, orgânicos e nem recicláveis secos).

– Fora dessa programação, levar aos Ecopontos ou contratar serviço pago.

“Essa é uma oportunidade para descartar de forma correta, sem custos adicionais, os resíduos volumosos”, orienta o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins. Ele lembra que é proibido descartar lixo e entulho na rua pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974, e que jogar resíduos em áreas clandestinas é crime ambiental e inafiançável, passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605.

Mais eficiência

A Comcap tem sido obrigada a investir mais de R$ 1 milhão por ano para tentar manter limpos os quase 200 pontos de descarte irregular existentes na cidade. Esse ano, além de intensificar a fiscalização, antecipa Carlão Martins, a prefeitura vai deflagrar uma campanha de comunicação para melhorar as práticas e, com isso, reduzir custos de coleta e limpeza urbana.

“A Comcap tem sido eficaz ao limpar a cidade, mas queremos que se torne também eficiente. Não se pode mais fazer a coleta a qualquer custo. Temos de, além de fazer as coisas certas, passar a fazê-las da maneira certa, com melhores resultados e menores custos, entendendo o que a cidade está disposta a pagar”, afirma Carlão Martins.

Agenda do mês de maio

7 (segunda-feira) – Monte Cristo, Promorar I e II, Chico Mendes, Novo Horizonte e Santa Terezinha

14 (segunda-feira) – Jardim Atlântico e Sapé

21 (segunda-feira) – Estreito e Bairro de Fátima

23 (quarta-feira) – Balneário do Estreito

28 (segunda-feira) – Coloninha

O que será recolhido?

– Latas

– Pneus

– Móveis

– Madeiras (organizar em monte separado dos outros materiais)

– Podas de árvores (cortar e amarrar)

– Eletrodomésticos

– Restos de material de construção (em pequenas quantidades e ensacados)

Mais informações em: https://goo.gl/Hv7Hbr

(Floripa News, 02/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *