Prefeitura emite nota sobre funcionamento de serviços nos próximos dias
30/05/2018
Domingo será de maratona em Florianópolis com prova de 42 km e trajeto pelas pontes
30/05/2018

Centro global de pesquisa e inovação será instalado em SC

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 30/05/2018)

A Engie Brasil assinou nesta terça-feira (29) em São Paulo com a Apex-Brasil, governo de Santa Catarina e a prefeitura de Florianópolis um memorando de entendimento para instalar um Engie Lab, centro global de pesquisa e inovação da companhia, na capital. O foco são pesquisas nas áreas de energia limpa (solar e eólica), cidades inteligentes, biogás e hidrogênio. A parceria foi firmada durante o Brasil Investiment Forum, promovido pela Apex.

Saiba mais sobre a iniciativa na entrevista a seguir, com o presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini. Na assinatura, a partir da esquerda: o diretor Comercial e de Inovação da Engie Gabriel Mann, Sattamini, o presidente da Engie Brasil Maurício Bahr e o presidente da Apex, embaixador Roberto Jaguaribe.

Quais serão as prioridades do Engie Lab e com quem poderá fazer parcerias?

A Engie quer liderar a transição energética, ofertando soluções inovadoras em energia e serviços para pessoas, empresas e cidades. Inicialmente, nesse nosso laboratório de Florianópolis vamos focar em energias renováveis, cidades inteligentes, biogás e hidrogênio, depois evoluindo com as tendências futuras. A maioria dos projetos vai ser executada em parceria com entidades de pesquisa tradicionais, com outras empresas e também com startups. Queremos privilegiar a aplicação dos recursos em projetos e também trabalhar em espaços compartilhados.

O que motivou a Engie a instalar esse laboratório em Florianópolis? A companhia recebeu muita pressão para sediar em outras regiões do país?

Quantas unidades como essa de tecnologia e P&D a empresa tem no mundo?

Este é o décimo primeiro Engie Lab da nossa rede. Todos eles conectados de forma a compartilhar conhecimentos e acelerar os resultados dos projetos.

Quanto a Engie Brasil está investindo no Engie Lab?

A Engie já investe cerca de R$ 15 milhões anualmente em P&D e a ideia do Lab é otimizar os uso destes recursos nas áreas que pretendemos focar a atuação do Lab.

A companhia tem o projeto em parceria com a norueguesa Golar Power Latam para instalar terminal de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito) e de usina térmica a gás em Garuva. Como está evoluindo?

Estamos desenvolvendo o projeto da Usina Termelétrica Norte Catarinense e avaliando a viabilidade de participar do leilão A-6 deste ano.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *