Pesca da tainha 2018 é tema de reunião ampliada na Câmara Municipal de Florianópolis
03/05/2018
Ipuf envia para a Câmara de Vereadores de Florianópolis revisões do Plano Diretor
03/05/2018

Aeroporto tem aumento de 49% na movimentação de passageiros internacionais em 2018

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, teve um aumento de 49,3% no número de passageiros estrangeiros este ano na comparação entre o primeiro trimestre de 2017 e o de 2018. Os dados são do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A Floripa Airport, empresa que administra o aeroporto, informou que houve crescimento no número de passageiros argentinos e chilenos.

Em relação aos voos domésticos, o Aeroporto Hercílio teve um acréscimo de 1% na movimentação dos passageiros. Nesse quesito, o destaque do estado foi o Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, no Litoral Norte. Lá, o aumento da movimentação de passageiros domésticos foi de 38,2%.

Também houve incremento de movimentação no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste. No Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, no Norte, os números de 2017 e 2018 são semelhantes e não houve acréscimo ou decréscimo significativo.

Os aeroportos Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul, e Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra, tiveram queda no número de passageiros.

A Superintendência do Aeroporto de Navegantes afirmou que a alta na movimentação de passageiros é reflexo do início das operações da empresa aérea Avianca, em maio de 2017, e também do começo dos voos internacionais para Buenos Aires, em dezembro do ano passado.

A expectativa para o restante do ano é de aumento também nos números de abril, quando ocorreu a Volvo Ocean Race, em Itajaí. A partir de maio, a movimentação deve ficar estável.

Total
No total, houve movimentação no estado de 1.610.540 passageiros nacionais e internacionais no primeiro trimestre de 2017 e 1.822.367 no mesmo período de 2018.

Além do Aeroporto Hercílio Luz, os terminais de Chapecó e Navegantes receberam passageiros estrangeiros.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff, disse ao G1 que os números positivos estão relacionados à recuperação econômica do Brasil. “As empresas começam a mandar os seus vendedores para outros lugares do país, para eventos de feiras e há também o turismo”.

Michreff afirmou que é interesse do estado buscar novas rotas com as companhias aéreas: “Florianópolis está a caminho, com a construção do novo terminal. Queremos abrir rotas para os países próximos e para a Europa e os Estados Unidos, uma demanda antiga de Santa Catarina”.

Essa busca por mais voos também ocorre no Litoral Norte, segundo o secretário. “Com a própria Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária], em Navegantes. Parece que já estão licitando a mudança do terminal de cargos e o antigo ficará só para passageiros, ampliaria”.

(G1SC, 02/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *