Justiça libera Governo do Estado para construir central de triagem em São José
09/05/2018
Sebraelab: Santa Catarina ganha espaço para desenvolvimento da Economia Criativa
09/05/2018

Prefeitura Florianópolis passa a disponibilizar dados geográficos do município para download.

A produção de dados geográficos é cada vez maior na atual era tecnológica. Ao tornar esses dados disponíveis a sociedade, surge uma oportunidade única para alavancar a capacidade local em compreender, analisar e agir sobre o espaço.

O objetivo é disponibilizar online a possibilidade de download de uma série de dados georreferenciados ou mapas, incentivando cada vez mais o acesso a informações temáticas do território. Conforme o Gerente de Cadastro e Geoprocessamento do IPUF, geógrafo Kaliu Teixeira “Temos certeza que isso deve motivar a sociedade a desenvolver análises sobre esses materiais, é uma forma de transparência e contribui para que a população entenda tanto a dinâmica econômica, social, urbana da cidade em que vive, como também analisar o meio físico, os diversos ecossistemas, formas de relevo do município de Florianópolis, democratizando o acesso aos dados”.

A iniciativa deve facilitar muito as pesquisas acadêmicas que tem enfoque no território municipal de Florianópolis. Grande parte das pesquisas hoje utilizam dados geográficos ou mapas para analisar variáveis ou fenômenos que ocorrem no espaço. A facilidade em acessar esses dados em ambiente web deve ajudar a sociedade em geral, desde pesquisadores até moradores que desejam analisar informações de seus bairros, distritos.

Por enquanto estão disponíveis dados de limites administrativos, dados socioeconômicos do último CENSO realizado pelo IBGE no ano de 2010. A página será atualizada constantemente com materiais e notícias quem tenham relações com a temática da geoinformação.

O acesso pode ser feito aqui.

(PMF, 08/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *