Licitação para a supervisão da restauração das pontes é prorrogada, em Florianópolis
10/04/2018
Lummertz vai priorizar linha de R$ 5 bilhões do BNDES para o turismo
10/04/2018

Volvo Ocean Race privilegia a educação ambiental

Além de um evento esportivo que movimenta a economia de Santa Catarina, a Volvo Ocean Race, que tem parada em Itajaí, também privilegia a educação ambiental. A primeira prova da preocupação com a redução do impacto no meio ambiente é a adesão à campanha global da Organização das Nações Unidas (ONU) “Clean seas: turn the tide on plastic”, que chama a atenção para a poluição dos oceanos e é tema da edição 2017/2018 da competição. O enfoque, nesse contexto, é dado principalmente às crianças e aos adolescentes matriculados na rede pública de ensino.

A partir desta semana, em média 400 alunos de escolas do Estado deverão transitar diariamente na Vila da Regata. A expectativa da organização é impactar pelo menos 30 mil crianças e adolescentes — sendo 4 mil de 87 escolas municipais de Itajaí, de acordo com a secretaria de Educação, que terá um estande no Centreventos — em torno das temáticas de meio ambiente e sustentabilidade.

Para tanto, até o próximo dia 20, os estudantes poderão participar de um tour diário de experiências práticas e visitas guiadas pelas atividades educativas instaladas no local. O presidente da Itajaí Stopover, Evandro Neiva, conta que a sensibilização do público infanto-juvenil teve início antes da regata, em meados de março, quando aconteceram apresentações teatrais sobre a preservação ambiental e a distribuição de livros de colorir com foco no cuidado com o meio ambiente.

— Queremos que os alunos levem para casa a informação sobre a preservação e engajem toda a família para este cuidado ambiental — indica.

Na Vila da Regata, ocorrem ações educacionais que utilizam tecnologia e práticas interativas como o “O Globo”, o “Planetário”, o “Pavilhão Dongfeng” e a “Zona de Exploração do Time Vestas”, locais onde é possível participar de jogos com óculos de realidade virtual. Também haverá oficinas com plantio de mudas, além de visitações ao Veleiro ECO, considerado o primeiro do Brasil para expedições e pesquisas oceanográficas, a partir do próximo dia 15.

A Vila da Regata ainda terá espaço para práticas esportivas e de mobilidade como “Chute a Gol” ou o “Desafio Musto Grinding”, que simula a corrida para abrir as velas dos barcos. Propostas de interação, respeito e consciência social têm vez por meio da Vila de Trânsito.

– São atividades que permitem combinar aprendizado com diversão. É uma oportunidade de exercitar de maneira lúdica o respeito às diferentes culturas, a compreensão e empatia com o próximo e o estímulo aos verdadeiros valores sociais – continua Neiva.

Os passeios guiados pelas atividades educativas da Volvo Ocean Race podem ser agendados pelas escolas junto à Secretaria Municipal de Turismo. Nas duas últimas edições da regata em Itajaí, a organização registrou quase 200 mil visitas às principais experiências práticas.

Conscientização sobre o lixo marinho

A conscientização ambiental também visa atingir os adultos que visitam a Vila da Regata. Um dos pontos altos da programação com viés educacional, ambiental e de sustentabilidade dentro da regata, que terá cerca de 20 ações nesse sentido, será no dia 18, das 12h30 às 19h, quando haverá o seminário técnico-científico “O futuro dos oceanos: Combate ao lixo no mar”.

Os participantes da discussão serão o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina, Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o pesquisador da Universidade de Aveiro, em Portugal, Armando da Costa Duarte, além do coordenador de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima.

Em contato direto e diário com a poluição marinha em Santa Catarina, o chefe da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Ricardo Castelli, aprova a iniciativa. O analista, que integra a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), considera a problemática bastante atual e urgente, já que a poluição não poupa nem mesmo espaços protegidos como o arquipélago localizado entre Bombinhas e Florianópolis.

– O Ministério do Meio Ambiente está elaborando um plano nacional de combate ao lixo marinho, envolvendo as mais variadas instituições e indústrias, o que é fundamental. E todo esse assunto deve passar por meio da educação ambiental para crianças, adolescentes e adultos. Uma criança que, desde as fases iniciais e de forma contínua, aprende a importância de preservar para poupar a vida de uma tartaruga-verde, por exemplo, pode trabalhar mais esses assuntos com a família – sugere Castelli, que ainda reforça a importância de haver coleta seletiva em todas as cidades para diminuição do lixo nos mares.

Serviço
O quê: Volvo Ocean Race Itajaí
Quando: até 22 de abril
Horário: De segunda-feira a sexta-feira das 12h às 24h e aos finais de semana das 10h às 24h
Onde: Vila da Regata – Centreventos Itajaí
Quanto: Entrada gratuita

Horário de funcionamento da Vila da Regata
Dias de semana: das 12h às 24h
Fim de semana: das 10h às 24h

(Jornal de Santa Catarina, 10/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *