Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc lança site e marca
09/04/2018
26 das 49 unidades de saúde de Florianópolis têm hortas medicinais
09/04/2018

Veleiro Eco da UFSC estará aberto à visitação na Vila de Regata de Itajaí

O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (Veleiro ECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será uma das atrações da Vila de Regata da Volvo Ocean Race, que ocorre em Itajaí (SC), de 5 de 22 de abril. A partir de domingo, 15 de abril, das 15h às 18h, o veleiro estará aberto para visitação. No local, parte da equipe do ECO vai apresentar a embarcação aos visitantes, construída para possibilitar a pesquisa embarcada e obtenção de primeiros resultados de experimentos ainda em alto mar. O ECO é o primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil.

Para conhecer a embarcação, os interessados devem procurar a equipe do veleiro durante todo o evento da Volvo, em um estande que ficará no 1º mezanino do Centreventos, em Itajaí. De 9 a 20 de abril, o estande receberá, diariamente, a visitação de aproximadamente 400 alunos da rede pública e privada, além de moradores e turistas. No estande, os visitantes vão receber informações sobre o Veleiro ECO, conhecer alguns equipamentos de pesquisa utilizados em trabalhos de campo, visualizar por meio de microscópios diminutos animais marinhos e interagir com uma exposição que visa a conscientização ambiental com foco na problemática da poluição marinha.

Seminário

O despejo de poluentes também será o foco do Seminário Técnico Científico “O Futuro dos Oceanos – Combate ao Lixo no Mar”, que ocorre em 18 de abril, organizado pela FAMAI, ONU Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente (MMA )e integrantes da Volvo Ocean Race, Projeto Mares Limpos (Clean Seas), em parceria com a equipe do Veleiro ECO. O encontro é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelo telefone (47) 3348-8031.

O Seminário contará com a participação do Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias; da representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro; do professor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte; do coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No evento será assinado um protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas” (mares limpos). A proposta realizada pela ONU Meio Ambiente alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. Temas que também norteiam as ações do Veleiro ECO.

O Veleiro

O Veleiro foi concebido pela UFSC para o desenvolvimento de expedições científicas e pesquisas nas áreas de engenharia oceânica, meio ambiente marinho, oceanografia, biologia marinha, mudanças climáticas, entre outros. Este é o primeiro evento oficial que o Veleiro vai participar desde que sua construção foi finalizada, em setembro de 2017.

Assim que sair para as primeiras expedições, o Veleiro vai cruzar a costa brasileira com um time composto por pesquisadores, professores, estudantes, velejadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, com o intuito de aprofundar as pesquisas e os conhecimentos sobre o oceano e ecossistemas brasileiros.

O horário de funcionamento do estande do Veleiro ECO na Vila de Regata será de segunda a sexta, das 13h às 20h, e sábado e domingo, das 11h às 19h.

(Ufsc, 06/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *