Empresa é flagrada depositando resíduos em áreas de preservação no bairro Saco Grande
27/04/2018
Projeto Caminhão do Peixe é suspenso temporariamente em Florianópolis
27/04/2018

Udesc inicia primeiro evento de jogos universitários lixo zero no Brasil nesta sexta

Os Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc) começarão nesta sexta-feira, 27, e terão 17 modalidades em disputa até a próxima terça-feira, 1º, em Ibirama. Confira o site da competição estudantil.

Além da promoção do esporte, o Jiudesc 2018 se destacará por ser o primeiro evento de jogos universitários do País voltado para o tema do lixo zero, com uma política de redução de resíduos sólidos, conforme levantamento do Instituto Lixo Zero Brasil.

Segundo a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves, o objetivo é trazer a ideia da sustentabilidade, que é uma bandeira da universidade, para os jogos.

Com isso, a organização pretende conscientizar um grande número de alunos em relação ao descarte correto dos resíduos. “No Jiudesc, são oferecidas aproximadamente três mil refeições por dia. Em quatro dias de jogos, seriam utilizados 12 mil copos plásticos”, comenta.

Uma das provas com maior pontuação do Jiudesc será a “Atléticas Lixo Zero”. A comissão julgadora do Desafio das Atléticas fará a escolha dos locais de alojamento que seguirem a conduta. A separação correta será analisada durante todo o período de jogos conforme indicação dos residuários: orgânico, reciclável e rejeitos.

A equipe do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), que não estará alojada por ser de Ibirama, participa da organização prévia para cumprir a tarefa, com a indicação das lixeiras nos locais de alojamento, competição e refeitório, e também fará destinação do lixo recolhido durante o Jiudesc.

Além dessa prova entre as delegações, serão tomadas outras medidas para reduzir o lixo descartado. Os participantes deverão levar suas próprias canecas, pois não serão oferecidos copos descartáveis, e todos os resíduos produzidos no evento serão separados.

Modalidades e categorias

Os estudantes da Udesc inscritos nos jogos disputarão competições de atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, e-sports (futebol Fifa), futebol de campo, futebol society, futevôlei, futsal, handebol, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

Os prêmios serão distribuídos em quatro categorias: modalidade, vencedor geral, Desafio das Atléticas e Destaque Esportivo, categoria criada neste ano. Os três melhores de cada modalidade ganharão medalha, enquanto o vencedor geral será definido por sistema de pontos, disponível no regulamento.

Além do lixo zero, o Desafio das Atléticas tem mais provas novas neste ano, como elaboração de slogan, foto mais curtida no Instagram e show de talentos. As categorias do ano passado (desfile das atléticas e disciplina e fair play) permanecem nesta edição.

Outra novidade é que os atletas que se destacarem ao longo dos jogos receberão um prêmio próprio. Os vencedores do prêmio Destaque Esportivo serão escolhidos pela comissão geral, pela comissão técnica e pela comissão julgadora. O Desafio das Atléticas e o Destaque Esportivo ocorrem paralelamente aos jogos e não contarão pontos para o vencedor geral.

Mais informações

O Jiudesc é organizado pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). O objetivo dos jogos é desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre seus participantes, proporcionar boas relações entre eles e estimular a atividade desportiva amadora, além de contribuir para formação da personalidade, promoção da saúde, lazer e integração.

Mais informações podem ser obtidas com a Ceven pelos telefones (48) 3664-8031, 8142 e 8145, das 13h às 19h, pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br, pelo Instagram de esportes da universidade e no site da competição.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

(Udesc, 26/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *