Balanço do verão em Florianópolis e Balneário Camboriú expõe problemas de infraestrutura
25/04/2018
Pressa no aeroporto
26/04/2018

Prefeitura de Florianópolis começa a 2ª fase para a implantação dos semáforos inteligentes

A Prefeitura de Florianópolis começou a instalar as 120 câmeras de videomonitoramento próximas aos semáforos em 30 dos cruzamentos mais movimentados do Centro. Essa é a segunda fase para a implantação da tecnologia dos semáforos inteligentes, que monitora o fluxo de veículos e determina o tempo de abertura e fechamento do trânsito. Para o diretor da Diope (Diretoria de Operação do Sistema Viário de Florianópolis), Fabrício Justino, a expectativa é de terminar essa fase até o fim de maio. Os semáforos que atualmente funcionam com o sistema de “tempo fixo”, devem começar a operar com o “tempo real” no segundo semestre.

A primeira fase, que já foi concluída, consistiu na instalação de 30 novos controladores. “Os semáforos da Capital seguem o modelo de tempo fixo, ou seja, eles fecham e abrem seguindo um período de tempo já estipulado. Com a mudança, 30 destes aparelhos, que estarão nas áreas de maior fluxo, seguirão o tempo real, que verifica a situação do trânsito 24 horas/dia, por sensores, e consegue aperfeiçoar o fluxo, variando o período de sinais abertos e fechados”, explicou Justino.

Florianópolis tem 643 semáforos divididos em 131 cruzamentos. Segundo Justino, os semáforos inteligentes serão instalados nas avenidas Beira-Mar Norte, Paulo Fontes e Rio Branco, além da rua Padre Roma.

O diretor da Diope informou que o motorista sentirá a efetividade do novo sistema em horários fora do pico. “Durante os horários de pico, quando o movimento de veículos é grande em todos os sentidos, os usuários quase não notarão a diferença, mas em período noturno, em feriados e fins de semana o sistema fará a diferença. Isso porque ele deixa o semáforo onde há um fluxo maior aberto por mais tempo”, explicou. A tecnologia adquirida junto à empresa paulista Brascontrol Indústria e Comércio foi desenvolvida em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

(Veja Matéria completa em ND, 25/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *