Pesquisa revela perfil do turista de verão no litoral catarinense
06/04/2018
Despoluição da Beira-Mar
09/04/2018

Pesquisadoras da Udesc apresentam estudo sobre imagem da Polícia Militar de Santa Catarina

Pesquisadoras do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ouviram mais de 1,4 mil moradores da Grande Florianópolis para saber como eles veem a Política Militar de Santa Catarina (PMSC). Os resultados da pesquisa mostram, entre outras conclusões, que para mais de 60% dos entrevistados, a imagem da corporação é neutra (nem positiva, nem negativa).

A pesquisa foi conduzida pelas professoras Aline Regina Santos, da área de marketing e serviços públicos, e Ana Paula Grillo Rodrigues, da área de psicologia organizacional. Ambas são professoras do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag. As alunas Fabíola Gostek Pessôa e Luisa Dominoni Diogo da Silva procederam a coleta de dados.

Foram ouvidos 1.401 moradores da Grande Florianópolis, em setembro e outubro de 2017. Do total de entrevistados, 366 pessoas foram abordadas presencialmente, no centro de Florianópolis, e 1035 em ambiente online.

Ainda que esse tipo de amostragem não garanta em si a generalização do resultado para toda a população, os pesquisadores tomaram precauções para minimizar o risco de viés na coleta de dados.

Imagem

Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 4, no quartel do Comando Geral da PM-SC, ao comandante da corporação, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e ao secretário de comunicação do Governo do Estado, Marcelo Mello Rego.

De acordo com a professora Aline Santos, “a pesquisa de imagem tem como principal benefício auxiliar nas estratégias de comunicação institucional, as quais envolvem não apenas a ações de comunicação em mídia de massa, Internet e redes sociais, mas também ao contato pessoal e interações que ocorrem entre o público-alvo e a organização”.

Resultados

As pesquisadoras da Udesc Esag destacaram durante a apresentação os principais resultados da pesquisa de imagem da PMSC:

– Para mais de 60% dos entrevistados a imagem da PM é neutra;
– A imagem da PM é mais positiva para quem respondeu em ambiente on-line do que presencialmente;
– A PM tem uma marca forte (o escudo com estrela), reconhecida por mais de 80% dos entrevistados;
– A palavra “segurança” é a mais associada à PM;
– Entre os que responderam à pesquisa on-line, a avaliação do contato com a PM é mais positiva do que entre os entrevistados presencialmente;
– A PM tem uma avaliação positiva para mais de 60% os entrevistados que relataram contato com a corporação, no que se refere à postura profissional, agilidade e solução de problemas;
– Há uma relação direta entre o contato com a PM (tendo a pessoa solicitado ou não a presença da polícia) e a imagem positiva entre os entrevistados.

(Udesc, 06/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *