Suspensas desde 2013, obras de esgoto no Sul da Ilha serão retomadas
23/04/2018
Paralisadas obras em área de preservação de Florianópolis
23/04/2018

Mini documentário revela os segredos do painel de Franklin Cascaes

Quem passa no Centro de Florianópolis, próximo à rua Vidal Ramos, não deixa de ver o enorme painel colorido com o retrato do professor Franklin Cascaes. A obra foi pintada pelo artista manezinho Thiago Valdi no final do ano passado e já é um marco na cidade,  sendo o primeiro painel artístico pintado em proporções monumentais em Florianópolis.

Contudo quem vê a obra pronta não imagina todos os significados que existem espalhados nos 34 metros de pintura. Sendo assim, para eternizar ainda mais o projeto e reforçar o seu valor cultural, foi lançado um mini documentário para mostrar todo o processo de produção do artista, desde o seu primeiro esboço até a pincelada final.

No vídeo é possível ver o processo de trabalho que demorou uma semana para ser concluído. As figuras folclóricas das histórias de Franklin Cascaes inseridas na obra como o Boitatá, são explicadas sob a narração de Peninha, museólogo e amigo do escritor. “Foi um grande desafio e o vídeo é um resumo de tudo o que foi feito. Mostra de maneira ampla as técnicas usadas e ao mesmo tempo cada significado que eu busquei transmitir na pintura. Para quem gostou da obra vale a pena ver, complementa a pintura e emociona ainda mais”, explica Valdi.

Para a produção do vídeo, que tem duração de 6 minutos, o artista contou com a ajuda do produtor artístico Victor Moraes von de Heyde. Na próxima semana, serão distribuídas 20 mil cartilhas, em escolas e museus da cidade, com informações sobre a obra e seus significados. Para assistir, basta clicar aqui.

(Deolhonailha, 20/04/2018)
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *