Festival Comida di Buteco começa nesta sexta; conheça os participantes de Florianópolis
13/04/2018
Pesquisador da Nasa destaca inovações tecnológicas focadas na eficiência em Florianópolis
13/04/2018

Iphan ameaça romper acordo para gestão da Ilha do Campeche, em Florianópolis

O excesso de público além da capacidade máxima, a falta de fiscalização contra o transporte de passageiros por embarcações não autorizadas e a degradação do patrimônio arqueológico e ambiental da Ilha do Campeche parecem ter chegado ao limite. Na tarde desta quinta-feira (12), durante audiência pública na Câmara de Vereadores, a superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou que se nada for feito para organizar a gestão da ilha, que é um dos oito sítios arqueológicos do país tombados, o órgão deixará o grupo de signatários do TAC (Termo de ajustamento de conduta) que determina o regramento para visitação, exploração e conservação.

Entre os principais problemas levantados na audiência, foram destacados a falta de controle sobre a capacidade máxima de 800 pessoas por dia, o alto custo dos passeios — entre R$ 100 e R$ 130 por pessoa — e o transporte ilegal. Em janeiro deste ano, na alta temporada, o ND esteve na Ilha do Campeche e mostrou os problemas decorrentes da visitação desordenada. Só nesta temporada, mais de 70 mil pessoas passaram pela ilha entre dezembro e março.

(Confira matéria completa em ND, 12/04/2018)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *