Diálogos na TVUFSC: Ermínia Maricato fala sobre crescimento e mobilidade nas cidades brasileiras
02/04/2018
Especialista defende atuação articulada em políticas de planejamento urbano
02/04/2018

IMA divulga último relatório de balneabilidade da temporada

O último relatório semanal da temporada sobre as condições das praias catarinenses divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, nesta quinta-feira, 29, mostra que dos 215 pontos analisados, 147 (68,4%) estão próprios para banho. As coletas foram realizadas entre os dias 26 e 30 de março. O relatório completo pode ser acessado no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos analisados, 42 (56%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 105 (75%) estão próprios para banho. Em relação ao relatório anterior, 17 pontos passaram para a condição de impróprio e oito para próprio. Com o fim da temporada os relatórios das condições das praias catarinenses voltam a ser divulgados mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês. “Além do relatório, sempre orientamos que o banhista também fique atento e considere o histórico do ponto”, explica o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasques Filho.

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Além da estrutura do Instituto, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.“Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, explica Marlon Daniel da Silva, responsável técnico pelo laboratório do IMA.

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo e São José.

(Fatma, 29/03/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *