TJ suspende licença ambiental que autoriza instalar teleférico em praia de Florianópolis
02/04/2018
IMA divulga último relatório de balneabilidade da temporada
02/04/2018

Diálogos na TVUFSC: Ermínia Maricato fala sobre crescimento e mobilidade nas cidades brasileiras

A série Diálogos traz uma conversa com a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, com o tema “Cidades brasileiras: invisibilidade, expansão e mobilidade”.

Neste episódio, Ermínia Maricato explica como se chegou a um cenário de cidades inviáveis e insustentáveis no Brasil. Ela contextualiza os impactos sobre a cidade desde o grande crescimento imobiliário e automobilístico que ocorreu entre 2009 a 2014. Neste período o número de carros dobrou e foram contabilizadas mais de 4 milhões de novas moradias.

Um dos temas que aborda aborda é a mobilidade urbana, assunto que considera explosivo. “As pessoas gastam cada vez mais dinheiro e perdem cada vez mais tempo de suas vidas”, afirma. “A mobilidade urbana atual é responsável por mais de 40 mil mortes por ano, números de guerra civil. São mais de 400 mil pessoas por ano que ficam com sequelas de acidente de trânsito”.

Ermínia Maricato esteve em Florianópolis no dia 5 de março de 2018 para proferir a Aula Magna em comemoração pelos 40 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre Ermínia Maricato

Ermínia é professora Titular de Arquitetura e Urbanismo da USP, pesquisadora acadêmica e ativista política. Foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano na prefeitura de São Paulo. No Governo Federal formulou e coordenou a proposta de criação do Ministério das Cidades. Recebeu o prêmio de Arquiteta do Ano em 2007, da Federação Brasileira de Arquitetos, e o Prêmio Rafael Higuerras em 2006, da Federação Panamericana de Arquitetos.

Sobre a série Diálogos

A série Diálogos traz personalidades que falam as mais diversas questões da atualidade. Com direção de Zeca Pires, coordenação da professora Ana Lice Brancher e edição da acadêmica de Cinema Fernanda Fachin, a série trata de temas como meio ambiente, cultura, história e política, entre outros. Este episódio contou com a colaboração da professora Maria Inês Sugai.

(Ufsc, 29/03/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *