Prefeitura de Florianópolis sanciona PL das organizações sociais
26/04/2018
Entenda como funciona a campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”
26/04/2018

Crianças de Florianópolis participam de projeto com alunos de ilha da Holanda

As crianças do morro da Penitenciária, em Florianópolis, e da Ilha de Vlieland, na Holanda, agora estão ligadas pela arte. O projeto social Sail a Future (Velejando o Futuro), da holandesa Hetty van der Linden, utiliza velas de barcos para reciclar os materiais que iriam para o lixo. As velas, pintadas pelas crianças das duas ilhas, vão virar bolsas ecológicas. A renda será revertida para ajudar os projetos da Casa da Criança, na Capital.

Na manhã desta quarta-feira (25), os alunos da Casa da Criança se divertiram pintando com tintas e canetas as velas doadas de diversas partes do mundo – incluindo uma de 163 m² doada em Itajaí no fim da regata Volvo Ocean Race. Idealizadora do projeto, Hetty veio da Holanda com o objetivo de conseguir colocar a ideia em prática.

A artista plástica percorre o mundo com projetos voluntários que educam e levam também impacto social para a vida dos pequenos. “Conversei com a Prefeitura de Vlieland, que comprou a ideia e vai dar para todos os moradores da cidade um kit de Natal dentro dessas sacolas que estamos criando”, contou. Dentro das sacolas estarão também produtos totalmente ecológicos e sustentáveis.

A pintura de velas em algumas regatas da Europa é comum, mas sempre com artistas plásticos renomados. Pela primeira vez, as velas são pintadas por crianças de Florianópolis e Vlieland, um pequena ilha holandesa que tem pouco mais de 1 mil habitantes.

Em grupos, os pequenos da Casa da Criança se reuniram sobre as velas para pintar o que quisessem. Só havia uma regra: com os pés afastados e os calcanhares juntos, cada um deveria contornar os pés e, assim, formar um coração. Dentro dos corações, eles podiam pintar livremente. “A ideia não é pintar sem sentido. Eles têm que pintar o que tem dentro de seus corações”, disse a artista plástica.

Matheus da Silva de Souza e Gabriela Ferreira da Silva, ambos de 6 anos, não pensaram duas vezes. Em corações vermelhos, azuis e verdes desenharam o que mais amam: suas mães.

(Veja Matéria completa em ND, 26/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *