Evento na Praça XV terá apresentação teatral e atrações gratuitas
05/04/2018
O contato com o mar
05/04/2018

Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia realiza primeira reunião de 2018

Chef Narbal Correa, coordenador da Confraria, Anita Pires, presidente da FloripAmanhã e Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis

Chef Narbal Correa, coordenador da Confraria, Anita Pires, presidente da FloripAmanhã e Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis

Congregando chefs, donos de restaurantes, representantes da academia e de entidades ligadas à gastronomia, a Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia esteve reunida nesta segunda-feira (26/03), no Boteco Zé Mané, em Coqueiros, para projetar as ações do grupo para 2018 e compartilhar as principais realizações de 2017. Este ano os projetos incluem a realização do Concurso Cultural gastronômico em novo formato e o lançamento do Observatório da Gastronomia no segundo trimestre.

O Observatório da Gastronomia tem como um dos seus objetivos mapear e compartilhar as informações relacionadas à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado,  sociedade civil, universidades e  organizações multilaterais. É uma iniciativa pioneira do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, com coordenação do Senac e da FloripAmanhã. Para a secretária executiva da FloripAmanhã, Márcia Teschner, “o Observatório será uma vitrine do Programa e possibilitará novos negócios”, destacou Márcia.

O Observatório terá como função o registro de informações, tanto de produções científicas quanto de dados quantitativos, além da divulgação destes. Pretende-se que o conteúdo sirva de base para geração de conhecimento – boletins de tendências, relatórios, metodologias, ferramentas de pesquisas – e fomento de políticas públicas para a Região Metropolitana de Florianópolis e de apoio para outras regiões.

A iniciativa está atrelada à chancela Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO, assim, respeita em suas ações as dimensões da sustentabilidade, resiliência, inclusão e segurança, de acordo com os objetivos da Agenda 2030.

A Coordenação do Observatório da Gastronomia é uma parceria entre Senac e FloripAmanhã e tem previsão de lançamento para o segundo trimestre de 2018. O Observatório da Gastronomia está hospedado dentro do Portal Gastronomia Criativa Brasil, onde também haverá divulgação de notícias e eventos do setor.

Durante a Confraria foram relembradas as principais ações do ano de 2017, inclusive com o relato dos participantes que viajaram e representaram a cidade em eventos e intercâmbios. O  superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha,  além da sua participação no evento E.Criativa, também contou como está sendo o trabalho para regulamentar a Lei de Inovação da capital e como o setor de Turismo e Gastronomia podem se inserir para buscar recursos para projetos inovadores.

Sirha São Paulo

O chef coordenador da Confraria, Narbal Corrêa participou do Sriha São Paulo, realizado em março de 2018. Presente em seis países, o Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha) é um evento voltado para profissionais de food service e hotelaria. No Brasil o evento é presidido por Claude Troisgros.

Para Corrêa o melhor do Sirha foi participar da eliminatória do concurso de pâtisserie. “O que mais impressiona é ver esses concursos com as arquibancadas cheias e também a oportunidades de assistir diversas palestras de qualidade”.

Objetivos gerais da Confraria:

  • Ser um espaço permanente para compartilhar experiências, conhecimentos, boas práticas e técnicas; e de debate sobre ações e legislações que impactam na gastronomia local;

  • Reverberar ações do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia;

  • Construir redes de parcerias público privado, fortalecendo assim a cadeia produtiva da gastronomia;

  • Ajudar a preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, celebrações, costumes e outras tradições da culinária local e tradicional;

  • Colaborar no fomento da gastronomia tradicional e contemporânea, para a estruturação de produtos e roteiros turísticos;

  • Apoiar ações que dêem visibilidade nacional e internacional para a gastronomia e cultura local, incrementando assim o turismo qualificado e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade;

  • Estimular uma maior conscientização da população para a qualidade dos serviços;

  • Propor políticas públicas que apoiem e incentivem o fortalecimento da gastronomia como bem imaterial.

Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

Desde o dia 2 de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que compõe a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Esta rede reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

“Esse título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia pode ajudar a promover o setor, além de ser um canal de discussão e de troca de experiências”, disse o chef de cozinha, João Lombardo durante a primeira reunião da Confraria da Gastronomia de Florianópolis em 2018.

Os demais integrantes da Confraria também destacaram que deve-se dar importância para esse título, realizando ações concretas para que a cidade cresça ainda mais no ramo da Gastronomia, divulgando a culinária local e motivando os restaurantes que ainda não estão envolvidos com o Programa.

Ao final da Confraria, o presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Santa Catarina, Leandro Batista de Melo Silveira, apresentou a cachaça catarinense e mostrou rótulos premiados

O encontro foi realizado no Boteco Zé Mané, em Coqueiros, que recebeu a Confraria com entradas que remetem às demais Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia. Como prato principal serviu o famoso “mocosadinho”, como é intitulado o escondidinho da casa.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *