Ministro da Cultura visita Florianópolis nesta sexta-feira
18/04/2018
O que podemos aprender com as três gerações de Cidades Inteligentes
18/04/2018

Banheiro seco e carro elétrico serão apresentados na UFSC

A incorporação de resíduos no desenvolvimento de novos produtos é o tema de uma das mesas-redondas programadas para ocorrer no VI ENSUS (Encontro de Sustentabilidade em Projeto), apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O evento reunirá, no Centro Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), nos dias 18, 19 e 20 de abril, professores, técnicos, alunos e comunidade pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design.

Além de palestras, apresentações de pôsteres, a programação também inclui exposições (no hall do Centro de Eventos) de artigos como o da  estudante Maria Carolina Bastiani, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, premiada com o 2º lugar na classe artigos completos no III Congresso Nacional do Projeto Rondon, realizado na Universidade de Brasília. Intitulado “Banheiro Seco como uma ferramenta”, o artigo relata uma das ações de grande sucesso que alunos da UFSC realizaram durante a Operação Tocantins do Projeto Rondon em janeiro de 2017.

Outra exposição é a do Carro Elétrico Li, que nasceu em Santa Catarina e foi escolhido pelo Sebrae para representar o estado na Design Weekend, maior evento de design do Brasil. O veículo projetado pela Mobilis traz acionamento por login, sistema de manutenção online conectado com a fábrica, que analisa o perfil do condutor e prevê problemas no sistema antes de acontecerem.

Confira toda a programação no site do evento: http://ensus2018.paginas.ufsc.br/.

Histórico

O Encontro de Sustentabilidade em Projetos já teve cinco edições, em 2007, 2008, 2009, 2016 e 2017. Todas tiveram  apoio da FAPESC e empresas como CELESC, UNIVALI, ELETROSUL, UFSC entre outras tantas empresas privadas como Whirpool, Weg, Biosistemas Engenharia, Alcoa, Industrial Santa Luzia, SINDUSCON-SC  e CREA-SC. Os principais temas abordados durante as cinco primeiras edições do evento se referiram ao estudo da sustentabilidade, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social.

Em 2017, a edição anterior do ENSUS atraiu quase 500 pessoas e trouxe palestrantes como o Prof. Marcos Acayaba, da Univerisade de São Paulo, a ativista Cláudia VIsoni e o Paisagista Toni Backes. “O ENSUS conta com um público fiel, que vêm aumentando com o passar do anos, recebendo novas adesões. É um evento nacional que está em vias de internacionalização”, disse  a Professora Lisiane Ilha Librelotto, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

(Fapesc, 18/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *