Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, passa por reforma após rede elétrica apresentar riscos
29/03/2018
Missão EUA termina com inauguração de escritório conjunto
29/03/2018

Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis

O conjunto de obras em execução no novo acesso ao Terminal Aeroportuário de Florianópolis, com investimentos previstos de R$ 229,1 milhões pelo Governo do Estado foi detalhado em uma reunião técnica com a participação do governador Eduardo Pinho Moreira, na tarde desta quarta-feira, 28, em Florianópolis. O avanço do cronograma, dividido em quatro lotes, foi apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, aos representantes de todos os órgãos envolvidos na execução da obra, entre eles, o as empresas construtoras e supervisoras, Fatma, IcmBio, Polícia Militar Rodoviária, Anac, SAC, e Presidência da República, por meio do setor que acompanha os projetos executados em parceria com a iniciativa privada, além do grupo suíço que vai construir o novo terminal em Florianópolis.

Eduardo Pinho Moreira enfatizou que o novo acesso do terminal aeroportuário de Florianópolis é uma das obras prioritárias do Governo. Moreira informou que os recursos para a conclusão do acesso virão do financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Santa Catarina está autorizado a contratar R$ 723 milhões para executar investimentos estruturantes.

ACELERAR O RITMO
“Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado, vamos acelerar o ritmo de trabalho para entregar o acesso pronto dentro do prazo previsto”. O Governo do Estado prevê que a obra esteja concluída em julho de 2019, quando a Floripa Airport também deverá ter finalizado o novo terminal. Tobias Markert, CEO da empresa afirmou que o prazo junto à Anac para a entrega da obra é outubro do ano que vem.

O governador Eduardo Pinho Moreira reforçou que a obra é uma prioridade de Santa Catarina, terá os recursos garantidos e respondeu que, se for necessário, o trabalho será realizado de forma ininterrupta. “Seremos rigorosos e vamos cumprir com o nosso compromisso”, garantiu Moreira.

LIBERAÇÃO DO PRIMEIRO TRECHO
Com 96% da obra executados, o Governo do Estado pretende liberar em breve o primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha, que vai do Rio Fazendinha à entrada do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

Para concluir este trecho, faltam pintura das pistas, sinalização e acabamentos. Além de melhorar a mobilidade na região, a abertura do acesso vai facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal do aeroporto.

A OBRA EM LOTES
Lote 01-A

Começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada). A obra avança no que se refere à pavimentação, ciclovias, calçadas e sinalização. Falta desapropriar alguns terrenos.

O lote 01-A está em plena execução: 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação. Entre a nova ponte do Rio Tavares até a intercessão de acesso ao Bairro Carianos já foram concluídos os serviços referente à primeira camada de capa asfáltica. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares.

Lote 01-B

O desafio final para a entrega completa da obra é o chamado Lote 01-B, que liga os dois trechos atualmente em execução, do Viaduto Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

(sc.gov.br, 28/03/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *