Projeto Ouvidoria Ativa teve início nesta quarta (28) no Largo da Alfândega
01/03/2018
Udesc e parceiros lançam segunda edição de prêmio estadual de boas práticas em gestão pública
01/03/2018

Rede criada pela Udesc e parceiros pretende estimular soluções sustentáveis

Nesta terça-feira, 27, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e organizações parceiras assinaram um termo de cooperação durante o lançamento oficial da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Além da Udesc, participam da iniciativa a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e a Universidade de Massey, da Nova Zelândia. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na solenidade.

Palestra internacional

O evento contou com uma palestra do professor italiano Alessio Ciacci sobre a implementação do projeto Lixo Zero e da tarifa pontual na cidade de Capannori, no seu país natal, iniciativa que lhe rendeu o Prêmio Europeu de Inovação Política em 2017.

O protocolo de intenções da rede de cooperação foi assinado pelo pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi, pelo coordenador de Gestão Ambiental da Ufsc, Rogério Portanova, pela diretora-executiva do Ifsc, Silvana Rosa Lisboa de Sá, e pelo presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente do Grupo Interinstitucional de Resíduos Sólidos de Florianópolis (Girs), Marius Bagnati, o secretário de Saneamento de Florianópolis, Lucas Barros Arruda, e o deputado estadual Cesar Valduga, da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

Metas

A formação da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero é resultado de uma parceria entre a Udesc, por meio do programa Udesc Sustentável, e o ILZB.

A iniciativa surgiu durante a Semana Lixo Zero Udesc, realizada em outubro de 2017, e visa fomentar a disseminação de conhecimento e práticas relacionadas a programas de sustentabilidade e temáticas lixo zero.

De acordo com o pró-reitor Secchi, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental a cumprir como agentes de transformação, por meio do ensino, pesquisa, extensão e da própria gestão, para desenvolvimento de uma cultura sustentável.

O pró-reitor também destacou que essa é uma iniciativa pioneira no mundo. “Espera que essa rede se torne uma referência e que outros orgãos se juntem à nós ou sigam o nosso exemplo”, afirmou.

As principais metas da rede são:

Implementar e/ou expandir a coleta de resíduos sólidos com a separação de rejeitos, recicláveis e orgânicos;

Eliminar o uso de copos plásticos descartáveis nas instituições;

Substituir lixeiras internas nas salas de aulas ou setores administrativos por residuários de rejeitos, recicláveis e orgânicos.

(UDESC, 28/02/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *