Floripa é referência nacional em tecnologia e inovação
28/03/2018
Uma cidade criativa?
28/03/2018

Projeto pretende melhorar acessibilidade em ruas de Florianópolis

Para facilitar a acessibilidade nas ruas e calçadas de Florianópolis, a prefeitura criou o projeto Cidade pras Pessoas. A primeira etapa foi fazer um manual que regulamenta como devem ser as calçadas, como mostrou o Jornal do Almoço.

Assim como as ruas, as calçadas também fazem parte do grande fluxo da mobilidade urbana. “Muitos cadeirantes nem saem de casa, sequer ele tem um lazer, pra sair não tem como, não tem acesso para eles passarem ”, disse o aposentado Rafael da Luz.

A situação também é difícil para Delson Correa e a mulher dele. “É muito dificultoso, eu sou baixa visão, eu enxergo pouquinho, 5%. Ela [referindo-se à mulher] não enxerga nada”, contou.

Problemas como esses levaram a prefeitura a criar o projeto Cidade pras Pessoas. A primeira etapa foi fazer um manual que regulamenta como devem ser as calçadas.

“Existe uma necessidade de uma padronização maior, perceber a pessoa como principal elemento do projeto”, disse Michel Mittmann, diretor da região metropolitana do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

O manual de 30 páginas está disponível no site da prefeitura e define as mudanças. Por exemplo, é obrigatório piso tátil, que serve de orientação principalmente para cegos.

A cor a ser usada é o preto, por aumentar o contraste para as pessoas que têm baixa visibilidade. A calçada precisa estar dividida em faixa de serviço, faixa de passeio e faixa de acesso a prédios. Qualquer obstáculo na calçada precisa ser demarcado.

(G1SC, 27/03/2018)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *