Mulheres organizam atividades e marcha durante esta quinta-feira
08/03/2018
Horta e oficinas ajudam na adaptação de bebês em creche no Rio Vermelho
09/03/2018

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 17 e 18 de março; veja alterações no trânsito

Nos dias 17 e 18 de março, Florianópolis será palco da 252ª Procissão do Senhor dos Passos, evento que deve reunir milhares de pessoas em cortejo religioso pelas ruas do Centro. Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a festividade começa uma semana antes, com uma missa na Capela Menino Deus.

Na procissão, as imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores serão carregadas pelas ruas do Centro, por isso o trânsito será alterado. Já na sexta-feira, 16, no decorrer da noite, cones serão colocados nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes e no entorno da Praça XV de Novembro, para impedir o estacionamento de automóveis nestes locais.

No sábado, 17, o trânsito será interrompido a partir das 8 horas nas ruas que integram o trajeto da Procissão do Carregador: ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes, Ilhéus e Tenente Silveira (no trecho em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis). Após o cortejo, que deve durar em torno de 45 minutos, o trânsito será liberado.

No período da tarde, a partir das 18 horas, o trânsito será interrompido novamente nas ruas que fazem parte do percurso da Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores. O trajeto é similar ao da Procissão do Carregador.

No domingo, dia 18, às 6 horas, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para que os fiéis façam a confecção dos tradicionais tapetes, decorados com motivos religiosos, alusivos à festividade. Às 14 horas, o ponto de táxi da Praça XV de Novembro será deslocado, para não prejudicar a evolução da procissão.

Confira a programação completa:

DOMINGO | 11/03
8h – Missa na Capela Menino Deus da Investidura de Novas(os) Irmãs e Irmãos

QUARTA-FEIRA | 14/03
19h30 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

QUINTA-FEIRA | 15/03
6h30 – Tradicional Lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos na Capela Menino Deus

9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos na Capela Menino Deus
19h30 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

SEXTA | 16/03
19h30 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento na Capela Menino Deus

SÁBADO | 17/03
7h30 – Procissão do carregador: No sábado da quinta semana da Quaresma, após a celebração da missa às sete horas da manhã, acontece a Procissão do Carregador. Começa com a mudança das alfaias, que compreendem vários objetos utilizados na Procissão como castiçais, mesas, suportes, escadinha da Verônica, baús e crucifixos, da Capela do Menino Deus para a Catedral

18h – Missa na Capela Menino Deus em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação das imagens: as imagens são levadas no sábado à noite para a Catedral, onde ficam até à tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da Procissão

DOMINGO | 18/03
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação do Senhor Jesus dos Passos
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis
Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jonck, SCJ

16h – Procissão do Senhor Jesus dos Passos: representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Contagia todo o povo católico do mundo, a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, passagem que se revive durante a Semana Santa, segundo o Calendário Litúrgico da Igreja Católica.
Pregador: Dom Orlando Brandes

(Hora de Santa Catarina, 08/03/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *