Instituto libera licença atualizada para obras de novo terminal do aeroporto Hercílio Luz
02/03/2018
Projeto catarinense propõe reaproveitar sobras da maricultura e carcinucultura
05/03/2018

Mudam normas para construções de calçadas em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 01/03/2018)

Começou a ser adotado em fevereiro pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis o Manual Calçada Certa, com regras diferentes para os espaços públicos usados pelos pedestres, baseadas na atualização nacional das normas técnicas de acessibilidade. Com isso, o Ipuf mudou o modelo que vem sendo adotado atualmente para a orientação das pessoas com deficiência visual. “O programa visa maximizar a qualidade para todos os usuários, em especial às pessoas com deficiência”, afirma o arquiteto Michel Mittmann, diretor de Região Metropolitana do instituto. São várias as inovações. Além do local de instalação das guias, que deixam de ser colocados no meio do passeio, a cor também será diferente. “O piso tátil a partir de agora é preto porque garante maior contraste para pessoas com baixa visão”, explica a arquiteta e urbanista Ingrid Zandomeneco.

Obstáculos frequentes
“As calçadas com piso tátil no meio do passeio, em sua maioria, não são adequadas porque o piso fica muito próximo de obstáculos como postes árvores, lixeiras, etc. Ao longo do tempo, elas irão se adequando, através de obras de manutenção ou notificações da fiscalização da prefeitura”, diz Ingrid. A calçada do hotel em construção na esquina da Avenida Othon Gama d´Eça com a Beira-Mar Norte está sendo feita conforme o novo manual.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *