Uma cidade criativa?
28/03/2018
FloripAmanhã é eleita para compor Conselho da Cidade
28/03/2018

CDL assume coordenação da comissão para propor PL sobre a taxa de manejo dos resíduos sólidos

Grupo de trabalho é composto por entidades comunitárias, empresariais e poder legislativo municipal

Entidades comunitárias, empresariais e membros do poder legislativo municipal se reuniram para empossar os integrantes da comissão especial para propor Projeto de Lei (PL) sobre a taxa de manejo dos resíduos sólidos, no gabinete do prefeito. A CDL de Florianópolis, por unanimidade, foi escolhida para coordenar os trabalhos do grupo com o Hélio Leite e o Antônio Marius Bagnati, coordenador-geral e adjunto, respectivamente.

O encontro foi conduzido pelo superintendente de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, que ressaltou a importância e os desafios da comissão pelos próximos dois meses. “O grupo tem papel de assumir o protagonismo dessa discussão, em que a prefeitura estará à disposição da comissão. É uma oportunidade para avançar nos quesitos da política nacional como logística reversa, modelo econômico e de grandes geradores e estruturar o sistema de taxa e tarifa de forma mais moderna”, explica Arruda.

Ainda de acordo com o superintendente, a comissão terá na prefeitura de Florianópolis uma equipe para conceder as informações do município como arrecadação, produção e demais dados que sejam necessários para implementar um PL adequado para a Capital.

Para o presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, o grupo tem a chance de produzir um material que traga orgulho para os florianopolitanos, além de se tornar referência para outros munícipios. “Temos que pensar grande para produzir o modelo de legislação técnico e eficiente que induza a diminuição de geração de lixo e de reaproveitamento dos materiais descartados”, afirma Bison.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 4 de abril, das 8h às 10h, na sede da CDL de Florianópolis. O encontro será conduzido pelo coordenador-geral, Hélio Leite, com a pauta de apresentação do Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis – GIRS – e a proposta de calendário para as reuniões da comissão.

Representantes da Comissão

Entidades Comunitárias
Associação Comunitária Morro das Pedras
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jurerê
Associação de Moradores do Bom Abrigo
Associação dos Moradores da Costeira do Pirajubaé
Associação de Moradores da Lagoa

Entidades Empresariais
Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina
Acats – Associação Catarinense dos Supermercados
Acif – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis
Sinduscon – Sindicato da Construção Civil da Grande Florianópolis

Poder Legislativo Municipal
Vereador Edinon Manoel da Rosa – MDB (titular)
Vereador Marcos José de Abreu – PSOL (suplente)

Conselho de Saneamento
Tatiana da Gama Cunha – Saneamento Básico, à Maricultura e ao Meio Ambiente
Albertina da Silva de Souza – Associação de Moradores e Entidades Comunitárias

(Mirian Morfim da Silva, Assessoria de Comunicação e Imprensa – Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *