Fapesc divulga propostas selecionadas na etapa final do Sinapse da Inovação
02/02/2018
Guarda-vidas entregam lista de reivindicações ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
02/02/2018

Udesc divulga Índice de Custo de Vida de Florianópolis em janeiro com alta de 0,48%

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta quinta-feira, 1º, o Índice de Custo de Vida na Capital em janeiro, com alta de 0,48%.

O resultado foi 0,04 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2017 (que registrou 0,52%). Em comparação com o mês anterior, houve aumento de 0,49 ponto percentual – dezembro teve deflação de 0,01%.

O índice de janeiro registrou redução no grupo Alimentação (-0,02%). O grupo dos Produtos Não Alimentares não apresentou variação, enquanto tiveram alta Serviços Públicos (4,32%, influenciado pelos aumentos nas passagens do transporte coletivo e na tarifa telefônica) e Outros Serviços (2,34%).

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 29 de janeiro de 2018.

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

A divulgação do Índice de Custo de Vida é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado em 2007.

(Udesc, 01/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *