Coordenador do REVIT destaca projetos de revitalização previstos para 2018
28/02/2018
Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar da UFSC divulga projeto ‘Cartotáteis’
28/02/2018

Secretaria da Agricultura incentiva investimentos na produção de orgânicos

Com cerca de mil produtores em todo o Estado e um crescimento em ritmo acelerado, Santa Catarina criou um programa voltado para fortalecer o cultivo de orgânicos.

Com o Programa Menos Juros, os produtores de orgânicos – enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – poderão contrair financiamentos de até R$ 100 mil, com oito anos de prazo para pagamento, e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca pagará os juros, num limite de 2,5% ao ano.

Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, este é um setor que pode crescer muito em Santa Catarina e pode se tornar uma importante fonte de renda para milhares de famílias do meio rural. “Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos e os produtores rurais catarinenses estão atentos a isso. Nós temos cerca de mil produtores de orgânicos no Estado e podemos ampliar muito esse número”.

A produção orgânica cresce no país num ritmo de 15% a 20% ao ano. Em Santa Catarina estima-se que sejam mil famílias dedicadas à produção orgânica principalmente na Grande Florianópolis e nas regiões Sul, de Lages e de São Joaquim. Dos produtos orgânicos consumidos em Santa Catarina, 87% são produzidos no próprio Estado.

Fiscalização de produtos orgânicos

Santa Catarina possui o principal programa do país voltado para o controle da sanidade de produtos vegetais orgânicos para verificar a presença de resíduos de agrotóxicos. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é executado pela Cidasc, com o apoio do SC Rural, e, nos últimos três anos, já analisou mais de 1.400 amostras de produtos orgânicos de origem vegetal.

O Programa faz o controle de 13 culturas (batata, cenoura, maçã, cebola, alface, banana, feijão, arroz, tomate, repolho, pimentão, morango e brócolis) em todas as regiões do Estado. As amostras coletadas são analisadas por um laboratório creditado pelo Inmetro. Os exames analisam a presença de 257 princípios ativos de agrotóxicos e caso haja alguma irregularidade o Ministério da Agricultura é acionado para realizar a fiscalização na propriedade rural ou ponto de venda. Uma cópia dos laudos é encaminhada ao Ministério Público de Santa Catarina para que sejam tomadas as devidas providências.

Programa Menos Juros

O Programa Menos Juros apoia projetos de captação e armazenagem de água da chuva; construção e ampliação de pequenas agroindústrias; maricultura; pesca artesanal; piscicultura; turismo rural; avicultura; apicultura; ovinocultura; caprinocultura; suinocultura; produção de leite e carne a base de pasto; aproveitamento de dejetos da produção intensiva de animais; fruticultura; olericultura; plantas ornamentais; energia alternativa; mecanização agrícola (exceto aquisição de tratores, veículos e calcário); projetos de investimentos para agregação de valor para produção orgânica e empreendimentos apoiados pelo Programa SC Rural.

(Folha do Oeste, 27/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *