Deinfra faz manutenção da SC-404, acesso ao morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
06/02/2018
Aplicativo permite tour virtual no Museu Histórico de SC
06/02/2018

Por que não um posto de informações turísticas no castelinho central?

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 05/02/2018)

Leitores trouxeram contribuições importantes sobre a coluna do fim de semana (leia aqui), que tratou do abandonado Museu do Saneamento, no castelinho que foi estação de elevação mecânica do sistema de esgoto da Capital, inaugurada em 1916. A Casan, responsável pelo prédio, admitiu a dificuldade para cuidar do espaço, constantemente depredado por vândalos e invadido por moradores de rua e vendedores ambulantes. Uma das sugestões de leitores é para que, após restaurado,  a Casan ceda o imóvel para o Estado ou para a prefeitura, para que nele se instale um posto de informações turísticas, voltado em especial para a riqueza do nosso Centro Histórico.

O leitor e amigo Fausto Silva lembrou que o castelinho é o marco zero da cidade, ou seja, naquele ponto  começa a determinação de distâncias de Florianópolis, em todas as direções (Centro-bairros-praias). O que explica essa escolha, no passado, é que o castelinho foi implantado à beira-mar, quando o mar chegava à região (antes do Aterro da Baía Sul). Interesasnte observar também que parte da balaustrada original, que protegia a área do mar, está preservada no local (assim como na região do Mercado Público/Alfândega).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *