Projeto Livro Acessível procura voluntários para gravação de audiolivros
28/02/2018
CCJ aprova criação da Política Estadual de Apoio à Agricultura Urbana
28/02/2018

População aprova cruzeiro em Canasvieiras, mas se preocupa com a falta de infraestrutura

No dia 24 de março o trapiche de Canasvieiras, no norte da Ilha, vai receber o maior cruzeiro em operação na América do Sul. Mais de 4 mil passageiros devem desembarcar na praia para conhecer os encantos da Capital. Para o comércio local a expectativa é de aumento nas vendas, mas, assim como moradores e turistas, também estão preocupados com a falta de infraestrutura na região para receber tanta gente.

Hissashi Hayakawa, 40 anos, abriu um quiosque na praia em dezembro do ano passado. Para ele, com o fim da temporada de verão, a vinda de um cruzeiro é sinônimo de boas vendas.

— Será muito bom porque vai trazer bastante turistas. Vai aumentar o movimento e estamos precisando, porque já diminuiu em 50%. No entanto, falta muita coisa em termo de estrutura. Poderia melhorar a poluição do mar, porque está muito poluído o Rio do Braz, a falta de segurança, ambulantes descredenciados, que atrapalham muito e vendem produtos com preço abaixo do nosso — diz.

Fabiano de Lima Rohden, o Binho, 33, trabalha na logística dos barcos piratas e informa que o trapiche precisava de uma boa manutenção.

— Vai ter o aumento de turistas na praia e isso é positivo, devido a essa época não termos movimento de turista, a não ser nos fins de semana. Nós só não temos muita estrutura para recebe-los devido a tramites para a liberação de melhorias no trapiche, mas vamos fazer o possível para trata-los bem.

Já o morador de Canasvieiras Edson Morona, 65, lembra de problemas históricos no bairro, que nunca foram resolvidos

— Acho uma boa ideia para o turismo e comércio de Canasvieiras. Mas o governo tem que investir mais na infraestrutura, estamos com as ruas bem danificadas, precisamos melhorar o sistema básico, não há banheiros decentes, tem o canal do Braz que todos os anos abre, já fizemos até passeata, as praias estão poluídas. Não estamos preparados para este tipo de turismo — opina.

A turista de Goiania Leide Aparecida Amorim Pereira, 66, está em Florianópolis desde o fim de semana e gostou de saber que Canasvieiras receberá um cruzeiro.

— Seria interessante para as pessoas daqui principalmente e até mesmo para as de fora, seria uma oportunidade de visitar várias praias. Sobre a estrutura faltam algumas coisas. O setor de alimentação deixa muito a desejar, não tem muita variedade de restaurantes.

Para Lenir Grollei, 64, turista de Caxias do Sul, será interessante para a região e para os turistas embarcados.

— Eu acho ótimo, é mais uma opção de lazer, já que tem bastante turismo aqui. Eu gosto muito daqui, há cinco anos a gente vem pra cá e pra mim tá ótimo, sou muito bem atendida, as pessoas são cordiais.

Mais 10 escalas para a temporada de verão

O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Lucca Filho, informa que para receber a escala teste não será preciso fazer obras de manutenção ou reforço no trapiche.

— O equipamento não é de primeiro mundo, mas se nós pegarmos outros trapiches, como em Búzios e Ilha Bela, são todos do mesmo padrão de Canasvieiras — diz.

No dia em que o navio aportar será colocado um flutuante de 12 metros de extensão acoplado ao trapiche para aumentar a área de embarque e desembarque. Uma esteira também será providenciada do trapiche até a calçada para garantir a acessibilidade, principalmente para cadeirantes e idosos.

Para a recepção dos turistas, será montado um espaço de informações turísticas da prefeitura. A cultura local também terá espaço na recepção, com apresentações de boi de mamão e venda de artesanato. A prefeitura vai lançar uma chamada pública para que empresas de turismo possam vender pacotes de passeios pela cidade.

— Tem gente que vai comprar passeio de escuna, vai para a Lagoa da Conceição, sul da Ilha, Centro, Ribeirão, mas a maior parte ficará no norte da Ilha. A prefeitura quer dar condições para que os empresários vendam seus pacotes, mas não pode interferir nessa escolha.

Sobre os banheiros públicos, De Lucca comenta que atualmente há 12 banheiros disponíveis ao público. Mas, para o dia da chegada do navio, será colocado mais um contêiner com sete banheiros, o que vai aumentar para 19 unidade.

Com relação ao trânsito, será montada uma operação em conjunto com a Guarda Municipal, secretaria de Mobilidade e Transporte e Infraestrutura, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual para dar suporte ao embarque e desembarque e evitar problemas no fluxo, pelo menos até a SC-401. De acordo com o superintendente, 200 pessoas desembarcam do navio a cada 20 minutos.

Após o teste com o cruzeiro Preziosa, da MSC, a intenção é buscar, pelo menos, mais 10 escalas para a próxima temporada. A prefeitura protocolou outras duas solicitações para implantar as chamadas Instalações Portuárias de Turismo (IPT ou IPTur) nos trapiches de Canasvieiras e no de Canajurê.

— No entanto, mesmo sem aprovar os IPTurs, nada impede que a gente solicite mais uma autorização emergencial para a temporada.

O Preziosa tem capacidade para até 4,3 mil passageiros e outros 1,3 mil tripulantes. Ele ficará aportado por cerca de 12 horas em uma distância de 2,4 milhas náuticas (que equivale a cerca de 4,4 quilômetros) do trapiche. Para chegar na faixa de areia, os passageiros navegam em embarcações menores, chamadas tenders, por 20 minutos.

(Hora de Santa Catarina, 27/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *