4º Seminário de Dinâmica e Gestão de Sistemas Costeiros e Oceânicos será realizado em março, na UFSC
21/02/2018
Prefeitura divulga lista com 63 entidades aptas para eleição do Conselho da Cidade
21/02/2018

Licitação de trecho sul do anel viário de Florianópolis é o mais simples de mega projeto

Se tudo sair dentro do esperado, em dois meses a Prefeitura de Florianópolis deve retomar as obras construção de parte do trecho Sul do chamado corredor exclusivo do “Rapidão”. A licitação, ao custo de R$ 31 milhões financiados pela Caixa, foi lançada nesta terça-feira (20) e o prazo para conclusão da obra é de até dois anos. O trecho licitado é considerado o mais simples —de 3,2 quilômetros de extensão em dois trechos— de todo o projeto de mobilidade que prevê a construção de um anel viário em torno do Maciço do Morro da Cruz, que prevê 17 quilômetros de obras e que tem previsão de cinco anos para ser concluído.

O novo edital foi necessário depois que a Prefeitura rompeu contrato com a empresa portuguesa que tocava a obra e, devido erro de projeto, cobrava um aditivo de no valor de R$ 3,2 milhões para continuar os trabalhos. Diante da exigência, o município rescindiu o contrato em novembro do ano passado. A empresa havia iniciado as obras em meio de 2016 e pouco mais de um ano depois de iniciada a obra os trabalhos foram paralisados. Moradores do entorno disseram à reportagem que após a paralisação houve furto de material do canteiro de obras e que boa parte do aterramento cedeu, o que vai obrigar retrabalho de terraplanagem.

O trecho a ser retomado, que vai dos 300 metros antes do trevo Dona Benta até a rótula da Eletrosul e depois do Armazém Vieira até a saída Sul do Túnel Antonieta de Barros não prevê o trecho final da Edu Vieira, entre a Eletrosul e o Armazém Vieira, justamente para evitar as desapropriações naquela região. Esta etapa do projeto deve ser iniciada logo após a conclusão da obra licitada esta semana.

O secretário Marcelo Roberto da Silva, de Mobilidade Urbana, disse que o novo contrato prevê regras específicas para o aditamento da obra, que só podem ser pedidos com base em fundamentos técnicos. A obra será cumprida com recursos exclusivos da Prefeitura através de financiamento da Caixa.

Após a conclusão, o trecho contará com quatro faixas de rolamento, dando sequência à Beira-Mar Norte e, segundo o secretário Marcelo Silva, amenizando o gargalo de transito que se forma na região.

“Na verdade o que temos é um conjunto de gargalos naquela região e que só serão resolvidos definitivamente com a execução de todos os 17 quilômetros do projeto”, afirmou.

(Veja Matéria completa em ND, 21/02/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *