SC terá diagnóstico com áreas de risco para prevenção de desastres naturais
06/02/2018
UFSC inicia obras das Rotas Acessíveis
06/02/2018

Lages será sede do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Pela primeira vez na história a região serrana catarinense será alvo dde atenção no setor da tecnologia do desenvolvimento de pequenos e médios municípios.

Nos dias 19 e 20 de abril a cidade de Lages irá sediar o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, evento gratuito para gestores públicos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages. O objetivo do evento é estimular o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação cada vez mais nas cidades, no sentido de resolver problemas que afetam os moradores todos os dias. A programação é construída a partir de modelos em andamento, políticas públicas e soluções de mercado. Reconhecido como o maior encontro sobre tecnologia para localidades de pequeno e médio porte, espera-se ser um grande sucesso devido à abordagem de temas mais próximos da realidade local.

De acordo com José Marinho, Diretor da RCD, o controle de gestão e inclusão social refletem alguns dos principais ganhos de uma cidade digital: “A cidade passa a ser mais organizada e melhor gerida a partir de dados para tomada de decisão. Isso também reflete no aumento em recursos federais e estaduais. Os ganhos em eficiência aparecem nas principais pastas como finanças, Educação e Saúde devido ao maior controle aplicado, além da atração de novas empresas pelo ambiente de facilidades que se encontra. A economia local e criativa cresce também quando a cidade digital é explorada pela população”.

Nos dois primeiros anos, Florianópolis e Bombinhas sediaram o Congresso, reunindo ao todo prefeitos, gestores e vereadores de 200 municípios.

E por que Lages foi a escolhida deste ano? Lages vem se destacando pelos investimentos voltados para desburocratização dos processos e fomento à inovação. Entre as ações estão a criação do primeiro parque tecnológico de Santa Catarina, a implantação de grande infraestrutura de rede em fibra óptica e o Programa Lages Cidade Empreendedora. “Queremos melhorar a qualidade da informação para tomada de decisão e, consequentemente, o serviço prestado à população. E o Congresso, além da visibilidade, vem nos ajudar trazendo novas ideias, chamando a atenção da população para essa nova fase que Lages entra”, afirma o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese.

As inscrições podem ser feitas através do site do evento.

(Acontecendoaqui, 31/01/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *