Por Assessoria de Comunicação FloripAmanhã

Reunião de lideranças pode viabilizar estudos arqueológicos na Praça Forte São Luís




Reunião realizada entre representantes da Associação FloripAmanhã, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Floram, Secretaria Municipal de Segurança e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) buscou avançar na questão do início de estudos arqueológicos na Praça Forte São Luís.

O espaço abrigou o forte até meados do século XIX e a a proposta de implantação de uma praça esbarrou na necessidade de escavações coordenadas pelo IPHAN.

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização dos Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT REVIT), Salomão Mattos Sobrinho, o termo de referência e os materiais foram repassados à Prefeitura Municipal de Florianópolis e a expectativa é de que questão seja solucionada em 2018.

“Todo o material e as orientações foram repassados ao Secretário Municipal de Infraestrutura que vai providenciar os atos e autorizações necessários para que a Prefeitura possa contratar os referidos estudos aequeológicos”, disse. “Estamos confiantes. Nos próximos dias teremos informações mais concretas a respeito da contratação dos estudos”.

No final de 2017, após o impasse sobre a necessidade dos estudos arqueológicos, o grupo Koerich chegou a informar sobre a interrupção do processo de adoção da praça. Salomão Mattos Sobrinho destacou que a empresa deve voltar a tratar do tema assim que o estudo for concluído.

“Estivemos em reunião com o Senhor Walter Silva Koerich para tratarmos do assunto e da adoção do referido espaço. Ele nos garantiu que vai aguardar os estudos arqueológicos e depois dará sequência ao projeto de Revitalização daquele espaço, cujo projeto deverá ser aprovado pelo Iphan e pelos órgãos competentes da Prefeitura. Estamos esperançosos que tudo se resolva no decorrer de 2018”, afirmou.

Adote uma Praça

Desde 2007 a FloripAmanhã trabalha em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) para a revitalização e manutenção de espaços públicos de Florianópolis através do Programa Adote uma Praça.Em maio deste ano, a prefeitura municipal ampliou sua participação no Adote uma Praça através da publicação de decreto que oficializou a criação do Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente da cidade, com a participação de técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Continente e Assuntos Metropolitanos, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Segurança, que coordena o Grupo que tem a participação voluntária de técnicos da Associação FloripAmanhã.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.