Cidades Inteligentes
31/01/2018
O legado cultural e social de Seu Getúlio para comunidade do Campeche
01/02/2018

Reunião de lideranças pode viabilizar estudos arqueológicos na Praça Forte São Luís

REUNIAO-IPHAN-670x502.jpg

Reunião realizada entre representantes da Associação FloripAmanhã, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Floram, Secretaria Municipal de Segurança e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) buscou avançar na questão do início de estudos arqueológicos na Praça Forte São Luís.

O espaço abrigou o forte até meados do século XIX e a a proposta de implantação de uma praça esbarrou na necessidade de escavações coordenadas pelo IPHAN.

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização dos Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT REVIT), Salomão Mattos Sobrinho, o termo de referência e os materiais foram repassados à Prefeitura Municipal de Florianópolis e a expectativa é de que questão seja solucionada em 2018.

“Todo o material e as orientações foram repassados ao Secretário Municipal de Infraestrutura que vai providenciar os atos e autorizações necessários para que a Prefeitura possa contratar os referidos estudos aequeológicos”, disse. “Estamos confiantes. Nos próximos dias teremos informações mais concretas a respeito da contratação dos estudos”.

No final de 2017, após o impasse sobre a necessidade dos estudos arqueológicos, o grupo Koerich chegou a informar sobre a interrupção do processo de adoção da praça. Salomão Mattos Sobrinho destacou que a empresa deve voltar a tratar do tema assim que o estudo for concluído.

“Estivemos em reunião com o Senhor Walter Silva Koerich para tratarmos do assunto e da adoção do referido espaço. Ele nos garantiu que vai aguardar os estudos arqueológicos e depois dará sequência ao projeto de Revitalização daquele espaço, cujo projeto deverá ser aprovado pelo Iphan e pelos órgãos competentes da Prefeitura. Estamos esperançosos que tudo se resolva no decorrer de 2018”, afirmou.

Adote uma Praça

Desde 2007 a FloripAmanhã trabalha em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) para a revitalização e manutenção de espaços públicos de Florianópolis através do Programa Adote uma Praça.Em maio deste ano, a prefeitura municipal ampliou sua participação no Adote uma Praça através da publicação de decreto que oficializou a criação do Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente da cidade, com a participação de técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Continente e Assuntos Metropolitanos, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Segurança, que coordena o Grupo que tem a participação voluntária de técnicos da Associação FloripAmanhã.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *