Defesa Civil de SC fará evento internacional sobre prevenção de desastres em março
25/01/2018
Florianópolis terá R$ 10 milhões da Defesa Civil Nacional para reformas após chuvas, diz prefeitura
25/01/2018

Praia da Joaquina terá curso de salva-vidas para surfistas

O surfista é o visitante mais assíduo das praias de Florianópolis e está presente mesmo quando os salva-vidas já encerraram expediente. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) irá promover no dia 6 de fevereiro um curso para que esses atletas também possam resgatar banhistas, em casos de afogamento.

O objetivo do curso Surf Salva é ensinar aos surfistas e demais praticantes de atividades aquáticas conceitos de afogamento, as formas de prevenção, como identificar um afogado, fornecer flutuação, resgatar e ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca). Conforme a Sobrasa, as aulas serão individualizadas, dependendo da habilidade técnica de cada participante.

O soldado Kléber Carneiro é o comandante do posto salva-vidas da Joaquina e um dos organizadores do curso. Ele também é surfista e conta que é muito recorrente nas praias da Ilha atletas salvando banhistas.

— Acontece o tempo inteiro. Eu tenho 40 anos e desde o 12 surfo. A minha primeira experiência de salvamento foi surfando, na Praia Mole. E pra quem não tem técnica, é muito complicado.

O soldado Carneiro explica que os agentes trabalham das 8h às 20h, e quando fecham o posto, a praia fica desguarnecida. Ele cita um caso recente na própria Joaquina, quando um jovem que trabalha numa barraca de milho retirou um turista argentino do mar. Quando chegaram na areia ele estava inconsciente. Fizeram as manobras de ressuscitação sem a técnica adequada, e a vítima sangrou pela boca. No fim o banhista sobreviveu, mas foi por pouco.

Com limite de até 50 alunos, o curso terá aulas teóricas em um restaurante e práticas na água. Os salva-vidas civis é que irão ministrar o curso. O Surf Salva é promovido pela Sobrasa e tem apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Serviço
Data: 06/02/2018
Hora: das 8h às 11h
Local: posto de salva-vidas da Joaquina
Mais informações: 984 286 783

(Hora de Santa Catarina, 24/01/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *