Manifestantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis
16/01/2018
MPF recomenda suspensão de licenciamento para aeroporto em Ratones
16/01/2018

Nova tentativa de transporte marítimo em Florianópolis

O transporte marítimo, um tema sempre polêmico na cidade banhada pelo mar, volta à tona hoje. O armador Aldo Maciel, 61 anos, promove nesta terça-feira (16), às 9h, um passeio gratuito no AquaBus, da empresa Flomar, com saída do trapiche da avenida Beira-Mar Norte, para que, segundo ele, as pessoas vejam que é possível utilizar o barco como meio de transporte em Florianópolis. Ele prevê, se tiver autorizações e cumprir as exigências, colocar o transporte marítimo entre as avenidas Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental em prática em 2020.

“Queremos mostrar à população que há essa opção de transporte nesta cidade, tendo em vista que somos rodeados de água e temos um trânsito caótico”, diz. O passeio na manhã desta terça-feira (16) poderá ser feito por qualquer pessoa, e deve durar em média dez minutos.

Sobre o AquaBus, segundo Maciel, ele foi fabricado em 2015 e utilizado durante 30 meses consecutivos para o transporte de funcionários da Petrobras no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. “Agora ele iria direto para o estaleiro para ser reparado, porém resolvemos oportunizar a experiência à população antes”, conta. O comandante da embarcação, Sidnei João Vieira, diz que há espaço para 400 passageiros, em dois andares, com ar-condicionado, assentos preferenciais, banheiros e coletes salva-vidas.

Maciel manifestou o interesse em oferecer em transporte em 2010, quando fez o primeiro protocolo junto à prefeitura. “Pretendemos colocar o projeto em prática em 2020, já que há exigências da Marinha. A Marinha quer que construamos uma hidrovia, que será sinalizada com um corredor de luz dentro da água, para evitar o conflito no fluxo de trânsito”, diz Maciel.

O armador conta ainda que a ideia é construir, no Continente, um edifício garagem para que moradores estacionem os veículos ali e façam a travessia no AquaBus. “Pensamos em cobrar uma passagem de R$ 3, um transporte mais barato do que o ônibus. Precisamos ensinar as pessoas a voltar a navegar. Começaremos com esse passeio”, projeta.

(Veja Matéria completa em ND, 15/01/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *