Lei regulamenta produção e venda de queijos artesanais de leite cru em SC
18/01/2018
Condomínio Ponta do Leal, em Florianópolis, tem novo prazo de conclusão para 2019
18/01/2018

Florianópolis estreia “Lei Rouanet da inovação”

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 18/01/2018)

A capital catarinense ganhou sua versão da Lei Rouanet, mas com ênfase em inovação. A prefeitura começou a receber, neste mês, propostas com esse foco, que ganharão verba por meio do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação. A ideia promete dar impulso a um tema fundamental para o desenvolvimento econômico, mas pouco valorizado no país.

Cidadãos residentes na Capital podem propor a abertura de um negócio com caráter inovador, e micro e pequenas empresas estabelecidas na cidade devem apresentar projetos de desenvolvimento ou melhoria de um produto ou serviço. O valor máximo de captação por projeto é de 50% do limite de faturamento anual da empresa a ser incentivada, com prazo de execução de até dois anos. É preciso estar vinculado a um cluster, um dos Arranjos Promotores de Inovação.

Os aprovados podem obter até 20% do ISS e até 20% do IPTU devidos de contribuintes incentivadores do município – que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Os incentivadores, por sua vez, recebem um certificado para ter direito aos respectivos descontos quando forem pagar o ISS ou o IPTU.

O superintendente de tecnologia do município, Marcus Rocha, explica que apesar de ter sido criada uma lei municipal para incentivar a inovação, em 2012, pouco foi posto em prática. O programa de incentivo fiscal era um dos dispositivos que tinham ficado no papel esse tempo todo. No ano passado, uma equipe se dedicou à elaboração de portarias e de uma plataforma para viabilizar a operação. Conforme Rocha, a gestão também trabalha para conectar proponentes e incentivadores.

A apresentação de propostas não tem limite de data, será um processo continuado. Há mais informações na página do projeto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *