Superintendente de Turismo garante praias sem entulhos no verão
01/12/2017
Florianópolis lança novo edital para criar serviço de aluguel de bicicletas
01/12/2017

Relatório semanal de balneabilidade nas praias de SC será divulgado a partir de dezembro

Os técnicos da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) começaram a fazer as coletas para os relatórios semanais de balneabilidade que serão divulgados no dia 8 de dezembro. Para moradores e turistas saberem se o balneário que desejam ir está próprio ou impróprio para banho, além das placas indicativas no local, a fundação disponibiliza as informações no site e por meio do aplicativo Fatma – Praias SC, disponível para Android.

Até o mês de março, 215 pontos, um a mais do que em 2016, serão monitorados semanalmente, ao longo de 570 quilômetros de costa de Santa Catarina. O trabalho é feito em 114 praias de 27 municípios. O relatório oficial será disponibilizado sempre às sextas-feiras. Mas quem acompanhar pelo site e aplicativo poderá conferir em tempo real, de acordo com o resultado das coletas.

Para obter o resultado são necessárias pelo menos cinco coletas de um mesmo ponto. O material é analisado em laboratório e a densidade de coliformes é o que identifica se o local é próprio ou impróprio. O ponto só pode ser considerado próprio se mais de 80% das amostras estiveram adequadas, livres de contaminação. Oscar Filho, gerente de balneabilidade da Fatma, explica que a pesquisa é feita acordo com a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), assim como os pontos selecionados, que também levam em consideração os locais mais suscetíveis à poluição e com maior fluxo de banhistas.

(Veja Matéria completa em ND, 30/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *