Fatma e Jucesc firmam acordo de cooperação para interligar banco de dados
08/12/2017
Saiba como perceber os sinais de poluição e como é feita a balneabilidade do litoral de SC
08/12/2017

Projeto Limpeza dos Mares chega ao canal da Barra da Lagoa no sábado

Aproximadamente 100 voluntários vão arregaçar as mangas para fazer a limpeza de um dos pontos mais belos da capital catarinense. O projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Catarinense (Acatmar), ocorrerá no sábado no canal da Barra da Lagoa, no Leste de Florianópolis. O objetivo é retirar aproximadamente dez toneladas de lixo e entulho do fundo e do entorno da ligação entre a Lagoa da Conceição e o Oceano Atlântico.

Segundo o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, cerca de 40 mergulhadores ajudarão com a limpeza do fundo do canal, que tem uma profundidade média de dois metros, enquanto outros voluntários ajudarão com o entorno. A Acatmar fornecerá os cilindros de oxigênio para os mergulhadores, que são profissionais do ramo.

— Desde que o projeto surgiu, em 2014, já tivemos nove etapas e retiramos mais de 50 toneladas de lixo dos mares. É um trabalho importante, que marca a abertura do verão para a gente — diz Ferrari.

A estimativa de dez toneladas baseia-se no que foi coletado no ano passado no mesmo local. Na Baía dos Golfinhos, na Baía Norte, por exemplo, foram recolhidos aproximadamente 12 toneladas. Já na Praia Grande, em Governador Celso Ramos, 11 toneladas foram recolhidas.

O evento conta com o apoio da prefeitura de Florianópolis. A Comcap, por exemplo, disponibilizará lixeiras para o recolhimento dos dejetos no entorno do canal. A iniciativa é patrocinada por uma rede de supermercado atacadista do Estado.

(Hora de Santa Catarina, 07/12/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *