Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis
30/11/2017
Superintendente de Turismo garante praias sem entulhos no verão
01/12/2017

Ocupação desordenada do solo deve ter causado acúmulo de água na SC-405, avalia geóloga

O acúmulo de aguá que causou transtornos na manhã desta quinta-feira (30) na SC-405 pode ter sido causado pela ocupação desordenada do solo. Segundo a geóloga e professora da UFSC Janete de Abreu, a área da região no início do Rio Tavares está sujeita a esses problemas devido à descaracterização da drenagem natural do terreno.

A geóloga avaliou que o local é mal dimensionado na necessidade de escoamento, e quando fortes chuvas se combinam com a maré alta, como no caso da noite de quarta-feira, esses problemas podem acontecer.

Ouça a entrevista com a geóloga e professora Janete de Abreu:

http://videos.clicrbs.com.br/sc/cbndiario/audionews/195440/

Transtornos no trânsito

A chuva torrencial da madrugada alagou um trecho da SC-405, no bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha, e dificultou a passagem dos veículos na manhã desta quinta-feira (30).

Segundo a Epagri/Ciram, nas últimas 6h, choveu 23mm na região central da cidade, 33mm no Itacorubi e 26mm em Santo Antônio de Lisboa. O normal para esse intervalo de tempo é em torno de 5mm.

De acordo com Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil da Capital, não houve registro de ocorrências provocadas pela chuva, como deslizamentos de terra. A Defesa Civil recebeu informações apenas de alagamentos na SC-405.

— Foi uma chuva considerável nas últimas horas. Geralmente alguns pontos alagam, como o Rio Tavares, Ingleses, Rio Vermelho, Campeche e ruas que não são pavimentas. Porém, como foi durante a madrugada, deve ter subido a água na pista, mas que neste momento já está normalizado.

Segundo Machado, as chuvas fortes são comuns nesta época do ano, principalmente com a proximidade do verão.

(DC, 30/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *