Consulta pública complementa oficinas sobre drenagem urbana
01/12/2017
Relatório da Rede de Monitoramento Cidadão alerta para segurança e educação na Capital
01/12/2017

Moradores relatam transbordamento de esgoto na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Quando acordou na terça-feira, 28, e saiu para caminhar pela rua de casa, o aposentado Ernesto S. Thiago, de 77 anos, levou um susto. No local conhecido como Ponta do Pitoco, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, um riacho de água e esgoto corria pelo gramado e espalhava um mau cheiro daqueles.

— É um fedor insuportável, e o pior é que o esgoto continua correndo. Isso aqui é uma agressão ecológica, é o fim da picada! — reclama Ernesto.

A reportagem da Hora esteve no local na quarta-feira, 29, e viu de perto a situação. Na rua, via-se pela boca de lobo que a capacidade de drenagem da água da chuva está aquém do necessário. Com isso, aquele chorume “subiu” pela terra e alagou o gramado que costuma receber famílias e jovens nos dias de sol, transformando-o em um charco de aparência e cheiro repugnantes.

O que dizem prefeitura e Casan

Enviamos as fotos do local para a Casan e a Superintendência de Habitação e Saneamento da prefeitura de Florianópolis. A Casan afirma que a responsabilidade é da prefeitura, tendo em vista que, aparentemente, se trata de uma rede pluvial em que houve alguma ligação irregular de esgoto.

Já o superintendente de Saneamento, Lucas Arruda, disse que o “lançamento de esgoto na rede de drenagem (da água da chuva) é uma ação proibida por lei” e que Florianópolis tem muitas irregularidades deste tipo. Arruda não informou se uma equipe será deslocada para o local, apenas disse que a prefeitura está reformulando o programa “Se Liga Na Rede”, a fim de facilitar que a população regularize o despejo de esgoto.

(Hora de Santa Catarina, 30/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *