Italianos e brasileiros analisam criação de Joint Lab on Big Data for Industry 4.0
20/12/2017
STJ suspende qualquer obra nos beach clubs de Jurerê
20/12/2017

ICMBio define data para se manifestar sobre acesso ao novo Aeroporto Hercílio Luz

O dia 12 de janeiro pode marcar um divisor de águas nas negociações para destravar a conclusão das obras de acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Na tarde desta terça-feira (19), depois de se reunir com membros do Ministério do Meio Ambiente em Brasília, a comitiva liderada por peemedebistas catarinenses — que incluiu o senador Dário Berger, o prefeito Gean Loureiro e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira — conseguiu uma data para que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) se manifeste sobre a liberação do licenciamento que será feito pelo órgão ambiental estadual, a Fatma.

“Saímos da reunião com o comprometimento do ICMBio de dar anuência para a Fatma fazer o licenciamento no dia 12 de janeiro”, afirmou Gean. Com quase toda sua totalidade já licenciada para obras ou já com trechos concluídos, o novo acesso depende somente de um trecho de 2,1 quilômetros de extensão que está em uma área considerada de preservação permanente, a poucos metros da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, área administrada pelo ICMBio.

Na audiência, intermediada pelo secretário executivo do ministério, Marcelo Cruz, o diretor do ICMBio, Marcelo Marcelino, garantiu que a licença ambiental terá um aval positivo ainda na primeira quinzena de janeiro. “Embora haja impactos é possível mitigar estes danos. O nosso entendimento, junto com a Superintendência Regional de Santa Catarina, por compreender também da importância deste acesso ao Estado, é que até o dia 12 de janeiro iremos retificar e emitir uma nova autorização referente ao acesso”, frisou.

Segundo Marcelino, esta licença já havia sido emitida anteriormente. “Na reunião ficou acordado que a autorização fosse retificada desde que ficasse consignado um plano de recuperação ambiental. Algumas informações serão complementadas pelo ICMBio de Santa Catarina, mas acredito que a nossa manifestação será no mesmo sentido do que já foi feito anteriormente”, explicou.

(Veja Matéria completa em ND, 20/12/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *